CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Ariel Ferreira do Amaral e Silva

 Des. Ariel Ferreira do Amaral e Silva

 

 

Ariel Ferreira do Amaral e Silva, filho de Octávio Ferreira do Amaral e Silva e Elisa Almeida do Amaral, nasceu no dia 16 de junho de 1911, em Curitiba (PR). Casou-se com a Sra. Cecília Judith Prohmann Ferreira do Amaral.

Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná, recebeu o diploma do ano de 1935. Foi voluntário na 5ª região militar, ingressando no Batalhão Voluntários da Pátria, em defesa da "Revolução Getulista".

Ainda acadêmico, exerceu a função de promotor público em Araucária. Em 1936, foi nomeado promotor público de Araucária. Em 1936, foi nomeado juiz municipal de Colombo, e removido para Araucária em 1938. Em 1940, prestou concurso, sendo nomeado juiz de direito de Araucária, Campo Largo e São José dos Pinhais. Em 1941, foi nomeado para a comarca de Clevelândia, sendo removido em 1942 para Santo Antônio da Platina. Em 1955, foi promovido para a capital.

No dia 13 de Agosto de 1966, foi nomeado para o cargo de desembargador, quando em 1975 foi eleito 1º vice-presidente e em 1977 presidente do Tribunal de Justiça. Ao deixar a presidência do Tribunal de Justiça, se aposentou no dia 02 de março de 1979, após 47 anos dedicados à Justiça.

No magistério, lecionou a disciplina de Direito Romano na Faculdade de Direito da Universidade Católica do Paraná, da qual foi um  dos fundadores.

Faleceu em 5 de julho de 2002, em Curitiba (PR).

É patrono do Fórum de Manoel Ribas, da Sala dos Advogados do Fórum de Santo Antônio da Platina e do Fórum Eleitoral de Ibaiti.