Comarca de Guarapuava ganha novo Fórum

Na manhã de hoje (18/12) o Presidente do TJPR, Desembargador Guilherme Luiz Gomes, inaugurou o novo Fórum da Comarca de Guarapuava. A nova construção tem mais de 14 mil metros quadrados, divididos em quatro pavimentos que abrigará todos os cartórios.

"Guarapuava e Região merecem uma obra como esta. O novo Fórum proporcionará melhor conforto para a população que poderá contar com todos os serviços em um único local. Todos nós ganhamos com isso. Estamos vivendo um momento histórico", comemorou o Presidente do TJ.

O Juiz Nestário da Silva Queiroz, diretor do Fórum de Guarapuava disse em seu discurso que "esta é uma data que marca um ponto crucial na história da justiça da Região". De acordo com ele, o novo espaço público é uma referência no Estado e foi uma conquista árdua obtida pela soma de esforços. "Devemos destacar as somas de esforços em todas as esferas. Sem a reivindicação da população, nada disso teria acontecido. Hoje, nos sentimos realizados ante esta inauguração que representa um verdadeiro divisor de águas na justiça do Paraná", destacou Nestário.

A Juíza Cristina Kampmann Bittencourt disse que este é o momento de comemorar. Ela conta que ver a obra pronta é um sonho realizado. "Este é um sonho meu e de toda a população que precisava e merecia que fosse concretizado. Guarapuava conquistou isto. A cidade e a população estão de parabéns", relatou. Segundo os idealizadores do projeto, a construção é moderna, segura e mais adequada à prestação dos serviços forenses, além de obedecer aos critérios de acessibilidade e mobilidade para atender os portadores de necessidades especiais.

O projeto arquitetônico do novo Fórum foi desenvolvido pelo Departamento de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça do Paraná e idealizado pelo arquiteto Alessandro Botega. Os fiscais da obra foram o engenheiro Alexandre Arns e o arquiteto autor do projeto. Os municípios de Candói, Turvo, Campina do Simão e Foz do Jordão também fazem parte da comarca de Guarapuava.

O novo edifício do Fórum Desembargador Ernani Guarita Cartaxo, fica na Avenida Manoel Ribas, 500, bairro Santana. Na nova estrutura, 16 varas judicias serão abrigadas.

Participaram da solenidade o 1º Vice-Presidente, Paulo Roberto Vasdconcelos; o 2º Vice-Presidente, Fernando Wolff Bodziak; o Corregedor-Geral da Justiça, Eugênio Achille Grandinetti; os Desembargadores Miguel Kfouri Neto e Miguel Thomaz Pessoa Filho; o Presidente da Amapar, Frederico Mendes Júnior; servidores do Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJ (DEA), demais autoridades, magistrados, servidores e convidados.

 

(com Guará Notícias / fotos: Leandro Farias e Lizi Dalenogari)