Comarca de Ibaiti ganha novo Fórum

O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Guilherme Luiz Gomes, inaugurou na tarde de ontem (17/9) o novo Fórum da Comarca de Ibaiti.

O Fórum denominado Desembargador Hugo Simas foi construído com área de 2.950 metros quadrados em dois pavimentos e atenderá também as cidades de Japira e Conselheiro Mairinck. O edifício é dotado de modernas e confortáveis instalações e atende às necessidades previstas no Código de Organização e Divisão Judiciárias – Lei nº. 14.277 de 30/12/2003, bem como às diretrizes preconizadas pela Resolução nº 114/2010 e pela Recomendação nº 27/2009 do CNJ. O prédio está localizado na Rua Olavo R. da Silva, esquina com Ananias Costa e Paraná, na Praça dos Três Poderes.

Com investimentos superior a cinco milhões, o projeto foi desenvolvido no Departamento de Engenharia e Arquitetura do Tribunal pelas arquitetas Celia Reback e Karise Welter, juntamente com os engenheiros Vivian Borget e Ronald Zappa.

Ao fazer uso da palavra a diretora do Fórum, Juíza Fabiana Christina Ferrari disse estar honrada em participar da inauguração do novo prédio. "É uma data que merece ser festejada, pois representa o investimento em melhores estruturas na prestação jurisdicional. A estrutura material dá suporte ao trabalho humano, propiciando a melhoria no serviço prestado. Assim, a inauguração deste Fórum vem propiciar condições mais dignas de trabalho aos Juízes, Promotores, Advogados e a todos servidores, bem como um melhor atendimento aos jurisdicionados". A magistrada agradeceu a todos os que apoiaram e contribuíram com o projeto, em especial a Presidência do Tribunal, "representada na pessoa do Desembargador Guilherme Luiz Gomes que trata com respeito os juízes, serventuários e jurisdicionados, aprimorando a qualidade dos atendimentos realizados".

Na oportunidade, o Desembargador aposentado Antônio Lopes de Noronha foi homenageado pela comunidade em função do seu empenho, quando ocupou o cargo de Vice-Presidente do TJ, para a formalização e autorização da obra.

Em seu pronunciamento o Desembargador Noronha destacou a importância da obra não só para a Comarca de Ibaiti, mas para toda a região.  Disse também que o novo Fórum é fruto da participação popular, pois os recursos para a construção são oriundos do Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário (Funrejus).

O Presidente do TJPR agradeceu a todos os presentes e ressaltou que o novo Fórum além de funcional e acessível, atende todas as necessidades da comunidade, pois o Poder Judiciário tem a finalidade de prestar um melhor serviço à população, e que essa é a razão pelo qual o Tribunal de Justiça tem investido na construção de novos fóruns. "Estamos empenhando todos os esforços para que a Justiça de Primeiro Grau de jurisdição, que é a que está mais próxima da população, esteja preparada para atender todas as demandas da sociedade".

A mesa de honra da solenidade foi composta pelo Presidente, Desembargador Guilherme Luiz Gomes, acompanhado pelo 1º Vice-Presidente, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; 2º Vice-Presidente, Desembargador Fernando Wolff Bodziak; Juíza de Direito e diretora do Fórum de Ibaiti, Fabiana Christina Ferrari; Promotora da Comarca de Ibaiti Elaine Palazzo Ayres; Presidente da OAB Subseção de Ibaiti, Ercílio Rodrigues de Paula e a Vice-Prefeita, Sirlei Mattiolli representando o Prefeito Roberto Regazzo. Também presentes ao evento os Desembargadores aposentados Antonio Lopes de Noronha e Paulo Roberto Hapner; o Juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Otávio Rodrigues Gomes do Amaral, a Secretária do TJ, Gianna Bove Pereira, magistrados, promotores, advogados, diretores, chefes de departamento, servidores e demais autoridades civis e militares da cidade e região.  

Fotos: Carlos Zapata