Comitiva britânica participa de atividades no TJPR, numa parceria com o CNJ


Comitiva britânica participa de atividades no TJPR, numa parceria com o CNJ

Ter, 30 ago 2016 09:32:48 +0000

Teve início nesta segunda-feira (29/8) uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça do Paraná e a consultoria inglesa GovRisk (Internacional Governance and Risk Institute). Pela manhã, representantes do CNJ e da comitiva britânica foram recebidos pelo Presidente do TJPR, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, e por integrantes da cúpula do Tribunal. Na sequência, ocorreram visitas técnicas e reuniões relacionadas ao projeto. As atividades de trabalho irão se estender até quinta-feira (1/9), em Curitiba.

O Ministro Lelio Bentes Corrêa, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Conselheiro do CNJ e Supervisor do projeto, explicou que a parceria irá otimizar o Poder Judiciário, não apenas no Paraná, mas em todo o Brasil. “O TJPR é exemplar”, disse o Ministro. Ele elogiou os números que apontam 100% de eficiência do TJPR em relação ao andamento de processos e mais de 90% em digitalização.

“Estamos tendo um excelente início das atividades hoje aqui, é a vanguarda do Poder Judiciário”, disse Corrêa. Segundo o Ministro, os especialistas ingleses são qualificados e trazem vasta experiência não apenas do Judiciário britânico, mas de vários países europeus. “A partir da experiência deles, irão nos apresentar sugestões para aprimoramento de fluxos processuais, o que tornará os processos mais céleres, eficientes e com menores custos”, afirmou o Ministro.

Cronograma 

Após o primeiro dia de atividades realizadas no Palácio da Justiça, sede do TJPR em Curitiba, a delegação britânica dará início nesta terça-feira (30/8) a uma série de visitas técnicas a diversas unidades do Judiciário. Ao longo das visitas, haverá entrevistas com magistrados e servidores.

“Essa etapa inicial do projeto é exploratória e servirá para que os britânicos compreendam o Sistema Judiciário Brasileiro e possam apresentar sugestões”, informou o Ministro do TST.

Ao final do projeto, o que deverá ocorrer até o início do próximo ano, haverá uma reunião por videoconferência entre os especialistas e o Tribunal para apresentação final dos resultados. Além do Tribunal de Justiça do Paraná, o projeto será realizado em campo também no Tribunal de Justiça do Piauí.

 

Para mais fotos da reunião acesse o Flickr do TJPR.