Desembargador Arquelau Araújo Ribas toma posse como Ouvidor-Geral da Justiça e a Desembargadora Lenice Bodstein como Ouvidora-Substituta

O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, empossou, na tarde de terça-feira (26/5), na Sala de Atos da Presidência, o Desembargador Arquelau Araújo Ribas, como Ouvidor-Geral do Poder Judiciário do Estado do Paraná, e a Desembargadora Lenice Bodstein como Ouvidora-Substituta.

O Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos frisou que a criação da Ouvidoria é um marco que vai tornar o Judiciário forte perante a comunidade. “O Arquelau se preparou para esse momento, para ocupar esse cargo. E a Desembargadora Lenice, com certeza, também estará atuante, pois ela é uma estudiosa em todas as matérias nas quais procura trabalhar”.

Em seu discurso, o novo Ouvidor-Geral destacou que a Ouvidoria não se presta somente a funcionar como um SAC, para resolver problemas individuais: “Ela é mais abrangente, vai procurar apresentar sugestões administrativas para aperfeiçoar o funcionamento do foro judicial, extra judicial e o da própria secretaria do Tribunal”.

O Juiz Frederico Mendes Junior, Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Ouvidor anterior, Juiz Guilherme Frederico Fernandes Denz, e acrescentou: “Agora o Presidente amplia esse papel da Ouvidoria, tornando-a maior e mais forte. Isso faz parte dessa gestão democrática que o Desembargador Paulo vem imprimindo no Poder Judiciário, de se abrir as portas para o cidadão, para os magistrados e servidores”.

A Ouvidora–Substituta, Desembargadora Lenice Bodstein, enfatizou: “O talento do Tribunal está nesse canal que tem uma vantagem para o usuário, a de que o Poder Judiciário tem voz, tem caminho e tem escuta, e ao mesmo tempo, para o Tribunal, a transparência, a eficácia de nossos serviços. Não se pode mais pensar em gestão moderna sem que haja esta via de mão dupla”.

Ao usar da palavra, o Desembargador Robson Marques Cury, Corregedor do TJ falou sobre o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria desde a sua criação oficial em 2011. Além disso, trouxe a mensagem do Corregedor-Geral, Eugenio Achille Grandinetti que se encontrava em viagem de correição: “A missão da Corregedoria-Geral de Justiça já foi cumprida. Agora ela passa às mãos do senhor Presidente e estaremos lado a lado nessa mesma tarefa de abrir um canal transparente, imediato e de pronta resposta ao cidadão”. 

Mais fotos no Flickr