Desembargador Guilherme Luiz Gomes é o novo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná

Em uma cerimonia singela, logo após o processo eleitoral com a participação do Tribunal Pleno, o então presidente em exercício do TJ, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, transmitiu o cargo ao novo mandatário da Corte, desembargador Guilherme Luiz Gomes, desejando-lhe pleno êxito na sua gestão.

Ao fazer uso da palavra como presidente do TJ, o desembargador Guilherme agradeceu a Deus a honra de presidir o Tribunal paranaense, a generosidade de todos os colegas de toga por lhe confiarem essa missão e o apoio de familiares e amigos.  "Conto com a adesão integral e a colaboração de todos os dirigentes, dos magistrados e servidores para que juntos possamos atender os anseios da sociedade". E afirmou: "A moralidade e a transparência serão as marcas da gestão". O magistrado também enfatizou que pretende manter um relacionamento franco e aberto com a imprensa.

Ao falar em nome da Amapar e da AMB, o desembargador Roberto Portugal Bacellar disse: "a projeção do desembargador Guilherme na presidência do Tribunal nos traz de volta a legitimação social que nós precisamos da sociedade, da imprensa, que hoje está aqui representada por diversos veículos de comunicação. Isso é fundamental", ressaltou.

Por sua vez, o presidente da OAB-PR, Juliano Breda, disse que a Ordem tem o firme propósito de demonstrar que a sua confiança na magistratura e na justiça paranaense é inabalável. "A Ordem dos Advogados do Brasil está e estará ao lado do desembargador Guilherme Luiz Gomes até o final de sua gestão, sempre pronta a oferecer sugestões e conselhos", afirmou o advogado, que parabenizou os desembargadores pela serenidade e tranquilidade no processo eletivo.

O procurador-geral da Justiça, Gilberto Giacóia, reafirmou o compromisso do Ministério Público do Paraná com o judiciário. "Trago o abraço institucional ao novo presidente e que este gesto seja então, a reafirmação da crença e da esperança de que nós, podemos fazer irromper pela voz da justiça do Paraná e da justiça brasileira os anseios de cidadania da população".

Compuseram a mesa o 1º vice-presidente do TJ, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Lauro Augusto Fabrício de Melo; o representante da AMB nacional e diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura, desembargador Roberto Portugal Bacellar; o presidente da Amapar, juiz Fernado Ganen; o presidente da OAB/PR, Juliano Breda e o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacóia. Também prestigiaram o ato o presidente da Anoreg-BR, Rogério Bacellar, o jurista Renê Dotti, juízes, advogados, promotores, servidores, amigos e familiares do nove presidente.

Trajetória - Guilherme Luiz Gomes é natural de Curitiba (PR), nascido em 23 de julho de 1950 e formado pela Faculdade de Direito de Curitiba. Ingressou na carreira da Magistratura no ano de 1982, por meio de Concurso Público, atuando como juiz substituto nas Seções Judiciárias de Umuarama e Foz do Iguaçu e como juiz de Direito titular nas Comarcas de Matelândia, Umuarama, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Curitiba.

Foi presidente da Amapar no biênio 1996/1997, juiz do Tribunal Regional Eleitoral, juiz da 2.ª Turma Recursal do Juizado Especial Cível de Curitiba e juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada do Estado do Paraná em 28 de setembro de 2004 e em 3 de fevereiro de 2005 foi elevado ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça.