Fórum Eleitoral da Comarca de Marmeleiro é inaugurado


FÓRUM ELEITORAL DA COMARCA DE MARMELEIRO É INAUGURADO

Foi inaugurada na noite desta quinta-feira (21/1), pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Jucimar Novochadlo, a sede própria do Fórum Eleitoral de Marmeleiro, município localizado no Sudoeste do Paraná. O Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, prestigiou a cerimônia.

O prédio do Fórum Eleitoral tem área construída de 241 m² e atenderá eleitores de Marmeleiro, Renascença e Flor da Serra do Sul. 

O Juiz da Comarca de Marmeleiro, Márcio de Lima, passa a responder pela direção do Fórum Eleitoral. Além dele, mais três servidores trabalham no local. A Comarca conta com aproximadamente 20 mil eleitores.

Homenagem -

O prédio do Fórum Eleitoral recebeu o nome do saudoso Juiz Rosselini Carneiro. A homenagem se deve ao comprometimento que o magistrado sempre teve com a cidade, principalmente no processo de instalação da Comarca, bem como por sua dedicação ao Poder Judiciário do Estado, como destacou o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Jucimar Novochadlo.

“Procuramos homenagear nesses casos pessoas que são comprometidas com o trabalho e o Rosselini foi isso, um homem honesto que sempre batalhou pelas coisas da região. Mesmo ocupando os cargos mais altos do Judiciário, nunca deixou de ajudar as cidades do Sudoeste, sua terra natal, por isso fizemos essa homenagem”, declarou.

Para o Prefeito em exercício de Marmeleiro, José Ivanir Pilatti, a construção do prédio da Justiça Eleitoral é mais um passo importante no processo de desenvolvimento do município. “O desenvolvimento é visto pela nossa população há tempos, mas melhorou depois da instalação da Comarca e a Justiça Eleitoral é outro fator altamente positivo. Vemos aqui diariamente pessoas de outras cidades em busca de atendimento e isso acaba gerando renda aos empresários, em especial aos donos de restaurantes que são bastante procurados”, afirmou.

Meta -

O TRE do Paraná já ultrapassou a marca de 150 fóruns eleitorais inaugurados. A meta faz parte de um projeto pioneiro em todo o Brasil que vem sendo implantando no Paraná: a construção de Fóruns Eleitorais no Interior do Estado.

Os Fóruns Eleitorais proporcionam um atendimento mais ágil e eficaz ao eleitor, que aguarda a emissão do seu título com conforto e por poucos minutos. Mais de 95% do eleitorado paranaense é atendido em uma Central de Atendimento ao Eleitor, semelhante à de Curitiba, que conta com o Certificado ISO 9001/2008. Os terrenos dos Fóruns Eleitorais foram doados pelas prefeituras e as obras, realizadas com recursos do orçamento da União, são concluídas em tempo médio de cinco meses.

Os Fóruns Eleitorais são divididos em três módulos:

Área Administrativa - Espaço com salas para o cartório eleitoral, juiz, conferência de títulos, audiência, além de instalações sanitárias e copa.

Depósito de Urnas - Área com capacidade para armazenamento das urnas do município e região, bem como instalações para realizar os procedimentos de carga e manutenção das urnas eletrônicas.

Central de Atendimento ao Eleitor - Destinada a receber os eleitores com conforto e agilidade, conta com uma ampla área, extremamente iluminada e arejada, com assentos e guichês de atendimento, sendo um preferencial (para pessoas com deficiência, gestantes e idosos).

(Com Evandro Artuzzi – RBJ Notícias e TRE-PR)