Foz do Iguaçu ganha Patrulha Maria da Penha

Na semana passada, Foz do Iguaçu se tornou a terceira cidade do Paraná a receber a Patrulha Maria da Penha. O objetivo da Patrulha é garantir o cumprimento das medidas protetivas às mulheres vítimas de violência doméstica no município, de acordo com a Lei Federal nº 11.340/2006. 

O lançamento aconteceu simultaneamente ao 7º Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), realizado na cidade. Além de Foz, Curitiba e Londrina já contam com o projeto, que é uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e os municípios.

Segundo o Presidente do TJPR, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, a implantação da Patrulha Maria da Penha em Foz irá assegurar um atendimento qualificado para proporcionar mais segurança às mulheres vítimas de violência.

“Essa é uma parceria importante nas medidas protetivas para proteger a mulher da violência doméstica, disse. De acordo com Vasconcelos, a implantação em Foz do Iguaçu foi muito rápida, devido a boa vontade dos poderes Executivo e Judiciário. “Foz está de parabéns, esse é um programa que realmente só traz bons resultados para a sociedade”, afirmou.

O Prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira comentou que a Patrulha Maria da Penha é mais um instrumento de segurança pública à disposição da sociedade. “Principalmente das mulheres em situação de risco em relação à violência familiar, disse. Em Foz do Iguaçu, em média, são deferidas cerca de 50 medidas protetivas por mês.  

Pereira destacou a importância da parceria entre vários setores. É uma demonstração de que não só o Poder Judiciário, como também a Polícia e a Guarda Municipal, através dessa parceria, estão disponíveis no sentido de diminuir os índices de violência contra as mulheres no nosso município”, disse o Prefeito.

Na solenidade, que foi realizada no Fórum de Foz na quarta-feira (19/11), estavam presentes a Desembargadora Denise Krüger Pereira; o Juiz de Direito do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Ariel Nicolai Cesa Dias; o Diretor do Fórum da Comarca de Foz do Iguaçu, Juiz Marcos Antonio Frason; o Secretário de Segurança Pública, Cleumar Farias; a Secretária Municipal de Ação Social, Família e Comunidade, Beatriz Ribeiro; a Procuradora do Município, Maria Letizia Jimenez Abbate Fiala e várias outras autoridades.

Fotos: Rádio Cultura