Patrulha Maria da Penha é implantada em Toledo


PATRULHA MARIA DA PENHA É IMPLANTADA EM TOLEDO

O Presidente do TJPR, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, esteve presente na tarde de sexta-feira (13/5), em Toledo, para assinar o projeto de implantação da Patrulha Maria da Penha no município.

O projeto será uma parceria do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná com as Secretaria de Política para Mulheres (SPM), Secretaria de Segurança e da Secretaria do Trânsito.

A Delegacia da Mulher da Comarca de Toledo registrou no ano passado 385 casos de violência e aproximadamente 50 tiveram a aplicação da medida protetiva de urgência. O município também registrou em 2015 quatro casos de feminicídio, situação que não acontecia desde 2013 na cidade.

Para o Presidente do Tribunal, o amor ao próximo deve fazer parte do projeto. “Amar ao próximo está acima de tudo. Sempre disse que devemos deixar de lado a parte material e nos preocuparmos com o próximo e é essa preocupação que precisamos ter com as mulheres”.

De acordo com a Desembargadora Denise Krüger Pereira, Coordenadora do Cevid (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar), “a Patrulha trará maior efetividade à Lei Maria da Penha e, certamente, muito mais segurança à mulher que é vítima de violência doméstica, pois sabe que existe uma Patrulha específica que fará seu acompanhamento em todos os sentidos. ”

Ela ainda salientou que os atendimentos da Patrulha “são experiências de sucesso em que foi, de fato, assegurada a proteção às mulheres em situação de violência, tendo sido constatada, na prática, a redução significativa dos índices de violação das medidas protetivas”.

A Desembargadora parabenizou a todos os órgãos envolvidos na formação da Patrulha, enfatizando os esforços que propiciaram a implementação do novo serviço público.

Para a Secretária de Política para Mulheres, Jaqueline Fernanda Machado, o desejo é que este projeto, protagonizado pelo TJPR, seja de fato implantado de forma efetiva e com muita qualidade no município de Toledo. “Esse ato, com certeza, é um passo importante, porque dá o pontapé final ao processo de articulação, de forma institucionalizada, para, de fato, criarmos esse mecanismo de enfrentamento à violência”, afirmou. Ressaltou também que o sonho é de que “nenhuma mulher seja vítima de violência em Toledo, no Paraná ou em qualquer lugar do Brasil.”

Estiverem presente ao evento: o Prefeito de Toledo, Beto Lunitti; a Vereadora Sueli Guerra; a Desembargadora Denise Krüger Pereira, e a Secretária de Política para Mulheres, Jaqueline Fernanda Machado, entre outras autoridades.

Foto: Sueli Guerra/Graciela Souza/TJPR