Presidente do TJPR abre encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça


Presidente do TJPR abre encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça

Sex, 21 ago 2015 14:35:28 +0000

O Tribunal de Justiça do Paraná sediou nesta quinta-feira (20/8) a solenidade de abertura do 104º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil. Na ocasião, o Presidente do Judiciário Paranaense, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, dirigiu uma saudação de acolhida e boas-vindas aos presentes. O objetivo do evento, que acontece até sábado (22/8), é uniformizar a aplicação de boas práticas que possam contribuir para uma melhor prestação dos serviços jurisdicionais.

A mesa de honra na Sala do Pleno foi composta pelo Presidente do TJPR, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, o Presidente do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça do País, Desembargador Milton de Brito Nobre, o Procurador-Geral do Município, Joel Macedo Soares Pereira Neto, representando a Prefeitura Municipal de Curitiba;  o Procurador-Geral do Estado, Paulo Sérgio Rosso; o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho-9ª Região, Desembargador Altino Pedrozo dos Santos; o Presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Ivan Bonilha; o Juiz de Direito, Gervásio Protásio dos Santos Junior, representando a Associação dos Magistrados Brasileiros e a Juíza de Direito, Nilce Regina Lima, Vice-Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná.

Anfitrião da reunião, o Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, cumprimentou os integrantes da mesa, os membros do Colégio Permanente de Presidentes, convidados e destacou a relevância do momento para o Judiciário paranaense. “O Colégio Permanente de Presidentes é uma necessidade para que unidos possamos efetivamente alcançar os objetivos traçados pelos Tribunais de Justiça. “Estamos passando por um momento muito crítico em nosso país, as dificuldades são imensas e assim peço que nesse momento tenhamos efetivamente uma unidade, com a liderança do Presidente do Colégio, Desembargador Milton Nobre, a quem honramos e temos imensa satisfação em recebê-lo nesta Corte. Com a sua liderança, e nossa união, vamos certamente conseguir muito junto ao CNJ, STJ e ao STF.

Ao fazer uso da palavra, o Presidente do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça, Desembargador Milton Nobre, agradeceu ao Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos a prontidão e o esforço dispensado para que o evento acontecesse em Curitiba e brindasse a todos “com a conhecida fidalguia do povo paranaense”, observou.

O Desembargador Milton Nobre lembrou que o Colegiado está sempre comprometido com a magistratura, sua dignidade e independência. Comentou ainda que apesar das conquistas e dos avanços o Colegiado trava lutas constantes, exigindo dos seus membros uma redobrada vigilância e estratégias adequadas na busca de seus ideais. Lembrou também que o Judiciário estadual não é apenas o mais antigo e maior segmento da Justiça brasileira. É, igualmente,  o que tem a competência jurisdicional mais ampla e diversificada com cerca de 75 milhões de processos tramitando nas Varas e Tribunais, além dos mais de 90% dos processos criminais  se encontrarem sob a responsabilidade do Judiciário dos Estados, “o que é bastante significativo, por qualquer ângulo de exame, para demonstrar a importância de um órgão como o Colégio de Presidentes, na medida em que objetiva construir ações conjuntas e adotar nacionalmente boas práticas que aprimorem a eficiência na prestação jurisdicional, enfatizou. O Desembargador disse ainda que acredita que este Encontro, aqui no Paraná, “seja um marco referencial na história do Tribunal paranaense e um fórum de debates fundamentais à trajetória do Poder Judiciário estadual”, enfatizou.

Programação - O Encontro prossegue nesta sexta e no sábado com a realização de debates e palestras sobre vários temas de relevância para o Judiciário. As conclusões do encontro serão apresentadas no sábado, último dia do evento, com a divulgação da Carta do Paraná.

Mais fotos acesse aqui o nosso flicker.