Presidente do TJPR participa de homenagem da OAB-PR a René Dotti


Presidente do TJPR participa de homenagem da OAB-PR a René Dotti

Qua, 15 jun 2016 17:04:54 +0000

O Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, esteve presente na noite da última terça-feira (14/06) no evento organizado pela OAB/PR e o grupo "Modernas Tendências do Sistema Criminal" em homenagem ao Advogado e Professor René Ariel Dotti.

A solenidade aconteceu na sede da Seccional Paraná e contou também com a presença do 1º Vice-Presidente do TJPR, Desembargador Renato Braga Bettega; do Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Eugênio Achille Grandinetti; o Jurista Miguel Reale Júnior, que proferiu a conferência de abertura; o Presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Técio Lins e Silva; o Presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha; os ex-Presidentes da seccional Juliano Breda e José Lúcio Glomb; o Procurador de Justiça, Paulo César Busato e o Desembargador Sérgio Murilo Rodrigues Lemos, do Tribunal Regional do Trabalho.

Na ocasião algumas das autoridades presentes destacaram a importância do trabalho de René Dotti para a prática jurídica sempre com muito entusiasmo e dedicação.

Miguel Reale abriu a conferência e falou sobre o advogado. “René Dotti é um sonhador com os pés no chão. Por isso, um sonhador que realiza. Sou eterno devedor do entusiasmo que ele gera na minha vida”, declarou.

Ricardo Navarro, assessor da presidência da OAB Paraná que atuou como mestre de cerimônias, leu para os presentes a carta do colégio de presidentes dos Instituto de Advogados Brasileiros, assinada por José Horário Rezende Ribeiro, que lembrou a homenagem feita pelo IAB ao professor René Dotti no dia 21 de novembro de 2011, durante a XXI Conferência Nacional dos Advogados, realizada em Curitiba, e expressou profundo agradecimento ao homenageado. Na ocasião, Dotti recebeu de Fernando Fragoso a medalha de Santo Ivo, padroeiro dos advogados. 

O homenageado citou escritores como Antoine de Saint-Exupéry e Rui Barbosa. Disse ainda que, para ele, sua advocacia está baseada em triângulo escaleno: trabalho, estudo e esperança. Mas foram as menções à família que fizeram a emoção brotar com mais força. “Em 1961, abri um pequeno escritório, em sala alugada, e recebi da minha mãe, Adelina, uma simples costureira, um pedido para atender os necessitados. Ela me recomendada que nunca me esquecesse de atender os pobres e que agradecesse a Deus por poder oferecer solidariedade e não necessitá-la”, lembrou comovido, mencionando também o pai, Gabriel, pintor de paredes, e a irmã. Rose.  

“Me perguntam se ainda advogo. Sim, sim, enquanto a vida permitir”, afirmou o homenageado ao fim de seu discurso.

O Presidente Noronha lembrou da contribuição de René Dotti para além da área jurídica. “Sua obra se estende não só pelos caminhos da doutrina, da cátedra, da contribuição à legislação, dos pareceres e da prática diária da advocacia. Ela também abrange seu mandato como Secretário de Cultura do Estado do Paraná, período de realizações essenciais, que tive o privilégio de acompanhar. Com a certeza de representar a vontade dos mais de 55 mil advogados paranaenses, quero lhe agradecer pelas próximas décadas de ensinamentos com que Vossa Excelência haverá de nos presentear”, disse Noronha, antes de declarar encerrada a solenidade.

Hoje (15/06) serão realizadas palestras e debates no auditório da Seccional. O evento tem a coordenação dos advogados Alexey Choi Caruncho, Gustavo B. Scandelari, Paulo César Busato e Priscilla Placha Sá.