Presidente do Tribunal acompanha obras de reforma do Palácio da Justiça

O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, visitou, nesta semana, as obras do Palácio da Justiça e constatou que os trabalhos estão sendo realizados em todos os pavimentos do prédio. Com isso, tomou posse definitiva do sexto andar do edifício, ocupado até então, pelo Ministério Público do Paraná. 

A intervenção no Palácio da Justiça se caracteriza como restauro e retrofit (modificação nas instalações de uma edificação com o propósito de atualizá-la tecnologicamente, com vistas à redução de energia e dentro das premissas de sustentabilidade). O projeto foi elaborado pelo Departamento de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça do Paraná – DEATJ e a obra objetiva a ampliação do número de salas para Desembargadores, em 82 unidades, que ocuparão do 4º ao 10º pavimentos, com média de 11 gabinetes por andar.

Além disso, a estrutura da Presidência do Tribunal de Justiça com todas as assessorias a ela ligadas ocuparão o 1º e o 2º pavimentos, conforme proposta original de ocupação do edifício. Já no 3º pavimento ficará a estrutura completa da Diretoria Geral do Tribunal, com todas as assessorias.

A obra contemplará também a integração de todos os pavimentos do Palácio da Justiça com o Prédio Anexo, através de passarelas executadas em aço, além do restauro de elementos construtivos originais, respeitando a arquitetura projetada em 1951, por Sérgio Rodrigues.

Toda a reforma, retrofit e ampliação do Palácio da Justiça obedecerão às normas de acessibilidade, de segurança e de prevenção de incêndios, além de critérios específicos, que  irão devolver a monumentalidade original do edifício junto ao conjunto arquitetônico do Centro Cívico de Curitiba.