Projeto Apac chega à Comarca de Palmital


Projeto Apac chega à Comarca de Palmital

Qua, 18 mai 2016 17:48:23 +0000

Nesta terça-feira (17/5), a Comarca de Palmital implantou a mais nova Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) do Paraná.

Em rápida e dinâmica cerimônia, conduzida pela Juíza Stephanie Assis, com a presença do Promotor de Justiça Oseas Vogler, de advogados, profissionais liberais e voluntários, houve a apresentação do método Apac.

A Juíza Stephanie surpreendeu-se positivamente com o entusiasmo da comunidade de Palmital. "Palmital é uma Comarca de destaque pela capacidade de envolvimento de nossa comunidade”, disse. “Nossa população busca ajudar as iniciativas do Poder Judiciário. Isso está confirmado nesta noite”, comentou.

Segundo a Juíza, a ideia da Apac foi muito bem recebida e a comunidade sabe que o projeto busca transformar infratores em cidadãos de bem, a benefício de todos. “Estamos muito confiantes no pleno êxito de mais esse projeto".

O Promotor de Justiça Oseas Vogler confirmou as expectativas positivas. "Nós temos hoje uma cadeia pública comvagas para 18 presos e com uma população carcerária de mais de 40 detentos. É preciso tomar novos rumos para que a execução da pena traga um benefício para nossa sociedade, para que o Estado possa investir menos recursos e ressocializar mais pessoas, como pretende o método Apac”, disse ele. “Estaremos acompanhando a implementação prática e dando todo o apoio necessário à nova Apac".

A Juíza Branca Bernardi, Coordenadora da implantação das Apacs no Estado do Paraná, vê com otimismo a implantação da Apac de Palmital. "A Juíza Stephanie está de parabéns. Em pouco tempo, conseguiu reunir um grupo de profissionais extremamente dedicados e dispostos ao início das atividades dessa nova Apac”, disse a Juíza.

Segundo ela, hoje é impossível ser Juiz Criminal sem ter a possibilidade de encaminhar os presos, condenados, para o cumprimento de pena em uma Apac. “É o que dá resultados práticos, efetivos, ao nosso trabalho”, comentou.

A Juíza Branca citou ainda o Promotor de Justiça Oseas, por dar o apoio necessário e importante para o início de atividades, implantando uma nova Apac paranaense com sólidas bases.

Ela agradeceu aos amigos e colegas, aos Juízes de Direito, e ao Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, pelo “grande apoio para a implantação e divulgação das Apacs em todo o Estado do Paraná”.

Método Apac -

O Método Apac se diferencia do sistema carcerário atual na questão financeira e no que se trata à recuperação de detentos. Custando apenas um quarto do sistema atual, a Apac tem um índice superior a 90% de não reincidência.

No Paraná, a cidade de Barracão foi pioneira na instalação da Apac, onde a Juíza Branca Bernardi comanda as atividades da mesma desde novembro de 2012. O método, que se dedica à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade, existe desde 1972 e iniciou em São José dos Campos/SP.

A aplicação do método é realizada por funcionários da Apac, bem como por voluntários, e as atividades diárias incluem desde fazer o café da manhã e limpar o chão até fazer cursos de empreendedorismo.