Projudi atinge um milhão de processos cadastrados

O Processo Judicial Digital (Projudi) atingiu hoje (26/6) a marca de um milhão de processos cadastrados no Paraná. Esse sistema, que faz parte do processo de informatização do Tribunal de Justiça, tem o objetivo de aumentar a agilidade e transparência no trâmite judicial.

A economia é uma das maiores vantagens do processo digital. Segundo estatísticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o custo de um processo em papel, com material (capa, grampos, papel, tinta, entre outros), fica em torno de R$ 20,00. Mensalmente o Projudi recebe cerca de 55 mil processos -  aproximadamente 54% dos processos novos no estado. Com o número de processos novos que tramitam digitalmente a economia mensal estimada com material é de mais de um milhão de reais. Além disso, o sistema contribui para um desenvolvimento sustentável do Poder Judiciário do Paraná.

O Projudi é um software que oferece um meio digital para a tramitação de processos judiciais, onde todos os personagens envolvidos interagem de forma eletrônica e segura. Os processos ficam acessíveis na internet, a todas as partes envolvidas, disponíveis a qualquer hora do dia.

Para o supervisor geral de informática e comunicação, juiz Gil Francisco de Paula Xavier Fernandes Guerra, o número de processos eletrônicos cadastrados no Projudi evidencia uma experiência vitoriosa. "Nós partimos de um projeto embrionário que hoje está completamente otimizado, devido à colaboração de magistrados e servidores que ao longo dos anos vem sugerindo novas funcionalidades que foram desenvolvidas pelo DTIC e acrescentadas ao sistema originário" afirmou o magistrado.

O juiz acrescentou que atualmente as prioridades em relação ao Projudi consistem na sua implantação em todas as Varas Cíveis do estado e no Processo Eletrônico para o 2º grau. "Esse crescimento numérico do processo digital e de seus campos de atuação também tem sido acompanhado pelo aprimoramento da estrutura para que essas novas unidades entrem em operação", finalizou o magistrado.

O sistema Projudi é mantido pelo próprio Tribunal de Justiça e está instalado em todas as comarcas do estado do Paraná, possuindo aproximadamente 70 mil usuários habilitados. Destes, 30 mil são advogados, 23 mil são partes com acesso ao sistema e 17 mil são funcionários do TJ, magistrados, procuradores, promotores, entre outros.

COMPETÊNCIAS- As competências que estão sendo atendidas pelo Projudi atualmente são: Juizado Especial Cível; Juizado Especial Criminal; Juizado Especial da Fazenda Pública; Vara de Família Infância e Juventude (Cível e Infracional) e Turmas Recursais. As competências que estão em processo de implantação são: Vara da Fazenda Pública (37% no estado); Vara Cível (30% no estado); Registros Públicos (33% no estado); Acidentes de Trabalho (30% no estado).