CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Luiz Sérgio Neiva de Lima Vieira

Des. Luiz Sérgio Neiva de Lima Vieira

 

Luiz Sérgio Neiva de Lima Vieira, filho de Valdolino Vieira e Maria de Lourdes Ramos Neiva de Lima Vieira, nasceu no dia 27 de outubro de 1945, em Sertanópolis (PR). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, turma 1970.

Exerceu a advocacia até 1977, quando foi aprovado em concurso para juiz adjunto, mas não assumiu o cargo. Em 1º de dezembro de 1978, após aprovação em concurso para juiz de direito, foi nomeado para a comarca de Laranjeiras do Sul, judicando, também, nas comarcas de Terra Roxa e Foz do Iguaçu.

Em 28 de fevereiro de 2003, foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada e, no dia 31 de dezembro de 2004, foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

Bacharel em Sociologia Política e Administração Pública pela Universidade Católica do Paraná, (1969). É mestre em Direito Constitucional e especialista em Direito Civil e Processo Civil e em Direito Internacional. Foi membro da Comissão da Reforma Política Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral.

Aposentado compulsoriamente no dia 27 de outubro de 2015.