Notícias

Justiça no Bairro realiza mais de 15 mil atendimentos na Região Oeste


Justiça no Bairro realiza mais de 15 mil atendimentos na Região Oeste

Seg, 10 out 2016 18:10:00 +0000

O Programa Justiça no Bairro – SESC Cidadão, na Região Oeste do Paraná, concluiu mais de 15 mil atendimentos, apenas na área jurisdicional e jurídica. O evento aconteceu entre terça e sábado (4 a 8/10) e incluiu as comarcas de Cascavel, Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu e Guaíra. No total, somado a outros serviços, foram realizados mais de 21 mil atendimentos.

Foram 620 pericias médicas que afluem as Varas Cíveis, Fazenda Pública e Família, com a participação de aproximadamente 20 médicos. Houve também mais de mil atendimentos, tendo como base as mais de 800 audiências de conciliação e de instrução, além das mais de 100 orientações realizadas pelos núcleos de pratica jurídica que irão possibilitar o ingresso das ações litigiosas.

Casamento coletivo -

O Programa Justiça no Bairro – SESC Cidadão, realizou ainda um casamento coletivo em Cascavel, com a participação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município e cartórios do 1º e 2º Ofício de Cascavel, Registro Civil de Santa Tereza do Oeste e registro civil de Lindoeste.

Destaque ao Cartório do 1º Oficio do Registro Civil de Cascavel que estendeu suas atividades desde sexta-feira até sábado (8 e 9/10), permitindo que as retificações e mandados de averbação pertencentes a sua circunscrição fossem entregues no ato, bem como a lavratura de certidões tardia, ofertando as pessoas mais vulneráveis a facilidade de obter a cidadania.

A Justiça Federal também participou nos dois dias, propiciando as orientações e esclarecimentos nas áreas de sua atuação. O Consulado Brasileiro no Paraguai esteve presente ao evento no dia 8.

O sucesso do evento deveu-se à união de muitos esforços. Entre eles: da Prefeitura Municipal de Cascavel, por meio da Secretaria da Ação Social e demais segmentos; das instituições Centro Universitário FAG, Unipar, da UDC de Medianeira, da Prefeitura de Matelândia; Copel, ICI, Exército/aciso e Instituto de Identificação do Paraná que permitiram, como sempre (desde 2003), a confecção de mais de 600 carteiras, sempre priorizando as escolas municipais e estaduais.

O TJPR também agradece aos professores Patricia Liliana Schroeder Takaqui e Viviana Bianconi, da FAG; Tania Cristina De Paula Somariva e Alaide Rodrigues Baliero Bretas, da Unipar; Clarissa Lopes Alende Sgarioni e Edineia Sicbneihler, da Univel, e Ivandro Marcelo Kukul e Clara Heizmann, da UDC, além de acadêmicos de Direito e advogados. Entre eles, Amalia Pereira Da Silva Duarte Nobrega, que representou a OAB/Seção Cascavel.

Foram ainda colaboradores do evento diversos médicos do Exército Brasileiro; o médico Ivan Pinto Arantes, do Complexo Médico Penal, e a psicóloga Edna Cristina Paris, além de assistentes técnicos da Seguradora Líder, parceira do Justiça no Bairro.

Também colaboraram com o sucesso do evento os Juízes Pedro Ivo Lins Moreira, Gabrielle Brito De Oliveira, Lia Sara Tedesco, Luiz Fernando Montini, Paulo Henrique Dias Drumnond, Renata Bolzan Jauris, Phellip Mueller, Raquel Fratantonio Perini, Eduardo Villa Coutinho Campos, Fabricio Priotto Mussi, Juliana Cunha De Oliveira Domingues, Rodrigo Dufan e Silva, Priscila Soares Crocetti, Renato Henriques Carvalho Soares e Christian Leandro Pires De Camargo Oliveira, e os Promotores Lincoln Luiz Pereira e Simone Lucia Lorens.