Guerra do Contestado

 

 

 

A Guerra do Contestado foi um confronto armado, travado entre os atuais  estados de Santa Catarina e Paraná pela disputa de uma região denominada "Contestado". Área com aproximadamente 20.000km2, rica em erva-mate e madeira, foi palco de uma luta iniciada em outubro de 1912, que resultou na assinatura do Acordo para Demarcação de Limites Paraná-Santa Catarina, em 20 de outubro de 1916.

 

 

Milícia a serviço dos "coronéis" do Contestado. Foto de Claro Jansson.

 

 

Havia um monge chamado "João Maria" de origem italiana, que peregrinava nessa região alcançando grande carisma e confiança da população pelos seus milagres e curas.

Vários anos após sua morte surgiu outro monge "José Maria", que se fazia passar por irmão do primeiro, reunindo em pouco tempo grande número de fiéis, camponeses que foram exilados de suas terras para dar espaço às novas estradas de ferro que ligavam São Paulo ao Rio Grande do Sul e que seriam construídas pela empresa norte-americana Brazil Railway Company.

Com o passar dos tempos os sermões de José Maria adquiriram caráter político, passando a atacar a república, assim o coronel Francisco de Albuquerque, chefe político da região de Taquaraçu, onde os camponeses se instalaram, denunciou-o ao governo estadual. Tropas estaduais foram enviadas, mas o bando já havia se retirado em direção a Palmas, no Paraná.

Nessa época, Paraná e Santa Catarina estavam em conflito a respeito de fronteiras (razão pela qual a região era conhecida como contestado). O governo paranaense considerou a penetração do grupo de José Maria como uma invasão catarinense.

Houve um combate violento, em que morreram tanto o Coronel João Gualberto (comandante das tropas) como o Monge José Maria.

Em 1913, o fazendeiro Eusébio Ferreira dos Santos, instala novo agrupamento em Taquaraçu, fundando uma "cidade santa". O movimento cresceu e novos combates violentos aconteceram. A partir de setembro de 1914, as forças legalistas do governo passaram a ser comandadas pelo general Setembrino de Carvalho e pela primeira vez no Brasil o avião foi utilizado em operações militares.

Finalmente em março de 1915, efetuou-se o ataque decisivo contra o reduto de Santa Maria, que cairia em 3 de abril. Muito fanáticos conseguiram escapar, formando os redutos de Pedra Branca e São Pedro, que foram aniquilados entre outubro e dezembro de 1915. O mais importante chefe militar do movimento, Adeodato, foi preso e condenado a 30 anos de prisão.

A palavra Contestado define uma área de 47.880 km², limitada ao norte pelos rios Iguaçu e Negro, a Oeste pelos rios Pipiriguassu ou Peperiguaçú e Santo Antonio, ao sul pelo Uruguai e a lesta pelos limites provisórios que se estabeleceram entre Paraná e Santa Catarina.

  

 Processo digitalizado - para fazer o download clique nos links abaixo.

 

Contestado - Apenso Contestado - Volume
Parte 1 Parte 1
Parte 2 Parte 2
Parte 3 Parte 3
Parte 4 Parte 4
Parte 5 Parte 5
Parte 6 Parte 6
Parte 7  
Parte 8  
Parte 9  

 

 



Mapa do estado do Paraná em 1911

 

Fonte: www.itcg.pr.gov.br - Instituto de Terras, Cartografia e Geociências.