Programa

Etapas do Programa

1a Etapa

Chamamento de voluntários através do Tribunal de Justiça, da Procuradoria Geral da Justiça e da Ordem dos Advogados do Brasil.

2a Etapa

Indicação das instituições escolares pelo Núcleo de Educação. Com a adesão das escolas participantes, é realizada uma reunião para a definição dos dias e horários das palestras com as crianças.

3a Etapa

Reunião com os Magistrados, Promotores e Procuradores de Justiça e Advogados voluntários, para esclarecimentos sobre a forma de execução do programa, entrega do material de apoio, conhecimento das escolas participantes, troca de experiências, conversas sobre a melhor forma de abordar as crianças e adolescentes e a distribuição das datas das palestras entre os voluntários.

4ª Etapa

Reunião com Professores, repassando orientações gerais sobre o programa, entrega das cartilhas e manuais do professor.

5ª Etapa

Após, a entrega do material de apoio para os professores das escolas participantes, começa o trabalho com as crianças.

Durante um período pré-determinado, os professores devem trabalhar o conteúdo das cartilhas com as crianças, para que na etapa seguinte, já com alguns conceitos de cidadania e Justiça.

6ª Etapa

As palestras com as crianças nas escolas, trabalhando com o conteúdo do material de apoio e esclarecendo dúvidas.

Nesse momento, os voluntários realizam uma conversa agradável com os alunos, partindo dos conceitos e lições aprendidas nas cartilhas, para na sequencia, repassar informações sobre o seu papel desempenhado na sociedade.

7a Etapa

Os alunos e professores farão uma visita ao Tribunal de Justiça ou à sede do Fórum local, onde serão recepcionados por magistrados para que, além de conhecer de perto o espaço, as informações sobre as funções e composição do Poder Judiciário sejam efetivamente absorvidas pelas crianças.

8a Etapa

O encerramento do Projeto ocorre com a realização de produção cultural. Propõe-se que os alunos desenvolvam através da música, dança, desenho, redação, teatro ou até mesmo a realização de um júri simulado, com o objetivo de sintetizar os ensinamentos adquiridos e a experiência vivenciada no projeto.