Notícias

25 DE MAIO, DIA NACIONAL DA ADOÇÃO

No 25 de maio se comemora o DIA NACIONAL DA ADOÇÃO. A adoção é uma experiência humana ímpar e não deve ser opção apenas como uma última possibilidade de se ter um filho, mas sim, em outra forma de exercer a paternidade/maternidade, com a prévia preparação psíquica e física para desenvolver um verdadeiro instinto de proteção responsável e eterna aos filhos que serão adotados. O CONSIJ atua nas políticas de apoio às Varas da Infância e da Juventude para que estas cumpram seu papel de proteger e dar guarida às crianças e adolescentes.

Com tão relevante tema, necessário se faz o aprofundamento de reflexões e também o estímulo à adoção tardia, adoção de grupos de irmãos e de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, bem como de outros casos de difícil colocação familiar. É importante que a sociedade entenda que a filiação adotiva é não somente uma outra maneira de constituir uma família feliz mas sobretudo exercer os mais importantes valores da vida, ministrados com afeto a uma criança que precisa descobrir e exercitar os seus potenciais para a vida inteira.

A adoção tardia pede de todos os envolvidos uma abertura permanente para o debate, estudo, troca de ideias e de experiências, porque mitos precisam ser desfeitos, preconceitos devem ser superados, temores necessitam ser enfrentados e as verdades melhor compreendidas pelo conjunto da sociedade. Nós somos os agentes de transformação da realidade cruel que impede nossas crianças de viver em plenitude.

Hoje a adoção tardia não se concretiza de forma significativa, haja vista o crescente número de acolhidos nas entidades. A fim de minorar esta situação e diminuir o número de devoluções no período do estágio de convivência, o CONSIJ em parceria com a equipe técnica da CEJA, propôs projeto para capacitação das Equipes Técnicas nas Comarcas do Estado, a fim de estimular e implementar a adoção tardia, com intuito de assegurar o direito à convivência familiar e comunitária.

Na consecução do projeto, propôs-se questionário, para as equipes técnicas, para elaboração de diagnóstico da realidade nas comarcas, no que tange ao curso preparatório para pretendentes à adoção, otimizando conteúdos, informações, esclarecimentos de dúvidas e suporte para uma adoção exitosa, especialmente, as tardias, bem como abordagens de aspectos jurídicos, sociais e psicológicos que norteiam tais adoções.

A construção de um vínculo de filiação socioafetiva exige esforço, dedicação, trabalho e, sobretudo, tempo, principalmente em se tratando de adoção tardia, pois a criança com mais idade tem uma história de vida diferenciada, vivida no vazio afetivo decorrente de abandono, das perdas, sofrimento e tristeza, sentindo o imenso desejo de ser filho, de ter pais e uma família e, acima de qualquer bem material, a necessidade enorme de afeto, compreensão e carinho no aconchego de um ninho.

Que a cada dia 25 de maio possamos comemorar a felicidade de tantas crianças que encontram o amor e a segurança no seio da sua nova família.