Notícias

Campanha Adoção Segura


CAMPANHA ADOÇÃO SEGURA

Nesta segunda-feira (10/10), no salão do Tribunal do Júri do Foro Central da Comarca de Maringá, foi lançada a Campanha Adoção Segura, realizada pela Vara da Infância e Juventude de Maringá, pela 3ª Promotoria de Justiça de Maringá e pelo Núcleo de Apoio Especializado - NAE de Maringá.

Estiveram presentes 236 pessoas que atuam na Rede de Proteção à Infância e à Juventude, incluindo Secretários Municipais, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e da Defensoria Pública do Estado do Paraná, além de membros dos Conselhos Tutelares, da Delegacia da Mulher e da Delegacia da Criança, gestores das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, servidores de Unidades Básicas de Saúde, CAPS, CRAS, CREAS, do Núcleo Regional de Educação e do Centro Socioeducativo de Maringá. Também estavam presentes membros de instituições de ensino superior, hospitais públicos e particulares, entidades de acolhimento e das empresas patrocinadoras da campanha.

Proferiram palestras José Cândido Sobrinho, Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, Robespierre Foureaux Alves, Juiz de Direito Substituto da Vara da Infância e da Juventude,Robertson Fonseca de Azevedo, Promotor de Justiça da 3º Promotoria e Eva Carolina Guimarães, psicóloga e gestora do Núcleo de Apoio Especializado de Maringá.

Houve exposição acerca dos dados estatísticos relacionados às adoções em Maringá e foram passadas informações acerca do procedimento de entrega de crianças e adolescentes para adoção pelos pais, assim como sobre o caminho a ser seguido pelos interessados em adotar, nos termos da legislação em vigor. Também foram expostos no evento os riscos das adoções irregulares, as medidas cabíveis para prevenir e reprimir sua ocorrência e como devem proceder aqueles que integram a Rede de Proteção diante de notícias acerca de adoções irregulares ou possíveis entregas de crianças para adoção.

O objetivo do evento foi a transmissão de conhecimento aos presentes para orientar suas atuações na rede e permitir a multiplicação das informações em todos os órgãos e entidades, com o fim último de criar a cultura da Adoção Segura em Maringá.