Notícias

CEJUSC de União da Vitória promove a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio da “Fábrica de Oportunidades”


CEJUSC DE UNIÃO DA VITÓRIA PROMOVE A INSERÇÃO DE JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO POR MEIO DA “FÁBRICA DE OPORTUNIDADES”

A iniciativa tem o propósito de incentivar e auxiliar na contratação do primeiro emprego

Criado no ano de 2018, pelo Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de União da Vitória, o programa “Fábrica de Oportunidades" visa contribuir para a autonomia de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inclusive para o ingresso no mercado de trabalho. Coordenada pelo Juiz de Direito Carlos Mattioli, e com chancela da 2ªVice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), a iniciativa vem demonstrando resultados positivos para os jovens e empresas. 

A partir das demandas e anseios de alunos da rede estadual de educação em projetos de cidadania do CEJUSC, como o “Combate à Evasão Escolar”, surgiu a ideia de fomentar o incentivo de atividades multidisciplinares complementares às tarefas escolares, com o desenvolvimento de oficinas e programas de esporte, cultura, arte e também voltadas ao preparo para o primeiro emprego. 

Desta forma, o CEJUSC de União da Vitória, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, SESC/SENAC e universidades locais, ofereceu aos jovens do programa atendimento individual, com entrevistas, formatação de currículo, dicas para a busca de emprego e, ainda, orientação vocacional. 

A “Fábrica de Oportunidades” possibilitou, nos últimos três anos, a realização de eventos como workshops e oficinas sobre cursos e empregos, palestras de orientação para os adolescentes, bem como a divulgação da “Aprendizagem – Jovem Aprendiz” a empresários e comerciantes, visando incentivar a contratação para o primeiro emprego. Um dos eventos contou com a presença da Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT da 9ª Região) e gestora regional do Programa de Combate de Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTIR), Rosemarie Diedrichs Pimpão, para debater sobre assuntos pertinentes ao projeto. 

Em 2020, o CEJUSC de União da Vitória indicou candidatos de escolas públicas da região para a seleção de emprego de uma empresa local, resultando na priorização desses jovens no processo seletivo.

Como explica o Juiz coordenador do CEJUSC da Comarca, Dr.  Carlos Mattioli, o Judiciário presta assistência aos jovens e empresas envolvidos no programa mesmo após a contratação: “Os jovens continuam a ser acompanhados pelo Judiciário, inclusive com verificação da manutenção e regularidade dos estudos, dando segurança tanto aos empresários, quanto aos contratados”. 

Para este ano de 2021 estão previstos novos eventos de divulgação pública da formatação de atendimento e de aproximação, bem como a criação de vínculo entre os jovens e as empresas por meio do CEJUSC de União da Vitória.

 

Fotos: CEJUSC de União da Vitória