Notícias

CEVID participa de debate sobre enfrentamento à violência contra a mulher em Guarapuava

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – CEVID foi convidada pela OAB Subseção Guarapuava para participar de Mesa Redonda no dia 11 de abril, a fim de debater o assunto "Enfrentamento à Violência contra a Mulher".

Na ocasião, a Desembargadora Denise Krüger Pereira, coordenadora da CEVID e a Doutora Luciane Bortoleto, Magistrada do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital e integrante da CEVID, expuseram a situação da Violência Doméstica e Familiar no Estado do Paraná, apresentando aspectos jurídicos relevantes à prática no atendimento da mulher vítima de violência. Ainda, apresentaram as ações e os projetos desenvolvidos pela Coordenadoria para dar efetividade à Lei 11.340/2006, como a Patrulha Maria da Penha, o Botão do Pânico, a Casa da Mulher Brasileira, o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher, termos de Cooperação Técnica firmados para contribuir com a divulgação, implementação e consolidação da Lei, dentre outros.

O objetivo da Mesa Redonda foi contribuir para a reflexão sobre as diversas formas de combate à violência contra a mulher. Ainda, no encontro foram tratados de diversos outros temas, como a necessidade da formação de uma rede de profissionais preparados para o atendimento da mulher vítima de violência no ambiente familiar e acerca da suspensão condicional do processo em casos que envolvam violência doméstica. Sobre o assunto, a Desembargadora Denise Krüger Pereira discorreu sobre o Projeto de Lei 4501/2012, que propõe uma série de alterações na Lei Maria da Penha, ressaltando àquela que permite a aplicação da suspensão condicional do processo de violência contra a mulher.

No evento também estavam presentes a Secretária-Geral Adjunto da OAB Guarapuava Kellen Vanessa Kaminski Rodrigues de Franca, a Conselheira Estadual da OAB Paraná Edeni de Andrade Arruda, a Vice-Prefeita e Secretária da Mulher de Guarapuava, Eva Schram, as Juízas Christine Bittencourt, Carmen Mondin, Paola Mancini, Rafaela Zarpelon, Patrícia Carbonieri e Luciana Benassi Gomes, além de advogadas atuantes na área de violência doméstica.