Notícias

Comarca de União da Vitória realiza 5º encontro DEDICA - “Olhares para a Infância e Juventude”


Comarca de União da Vitória realiza 5º encontro DEDICA - “Olhares para a Infância e Juventude”

Qui, 15 set 2016 14:45:27 +0000

Em continuidade à programação do Projeto DEDICA - “Olhares para a Infância e Juventude”, o 5º encontro foi realizado no último dia 13 (13/9), teve como temática “Educação, Cidadania e o Protagonismo Juvenil”.

Realizado no auditório da Uniguaçu – Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu, o evento, organizado pela Vara da Infância e Juventude de União da Vitória, Ministério Público, e Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, contou com a presença de mais de 250 educadores e integrantes das Redes de Proteção dos Municípios que compõem a Comarca de União da Vitória.

Na abertura do evento, foi exibido o curta metragem “Presente de Deus”, produzido pelos alunos e educadores do Colégio Estadual do Campo “Professor Eugênio de Almeida”, localizado no Distrito de Fluviópolis, Município de São Mateus do Sul, e atualmente sob a direção do professor José Adilson Rincão. O vídeo abordou diversas temáticas juvenis, entre elas, a gravidez na adolescência, o abandono de crianças, a adoção e o uso de entorpecentes.

A palestra inicial foi proferida pelo 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Fernando Wolff Bodziak, que enfatizou a importância de Projetos como o DEDICA, não apenas como forma de humanizar a aplicação do Direito, mas também para viabilizar uma efetiva inclusão social dos jovens e adolescentes, tornando-os protagonistas e cidadãos de direitos. O magistrado, ainda compartilhou as experiências positivas advindas de projetos semelhantes, especialmente do projeto “Cidadania e Justiça Também se Aprende na Escola”, desenvolvido pela Associação dos Magistrados Brasileiros.

Na sequência, o Juiz de Direito Auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJPR, Fabio Ribeiro Brandão, ressaltou a relevância do trabalho preventivo e educacional da Rede de Ensino, bem como o necessário atendimento multidisciplinar das crianças, jovens e adolescentes, não apenas na seara reparadora, mas também preventiva e restaurativa, a fim de permitir-lhes o pleno desenvolvimento.

Encerrando as palestras do dia, o Promotor de Justiça do Ministério Público, Eduardo Augusto de Salmão Cambi, apresentou três projetos já andamento - e que tem como enfoque a conscientização dos jovens quanto aos seus direitos, deveres, e quanto ao papel do Ministério Público na garantia destes -, quais sejam: “João Cidadão”, “Geração Atitude” e “MP Universitário”.

O próximo evento do Projeto DEDICA, ocorrerá no dia 11 de outubro, e terá como temática “Educação e Diversidade: por uma escola livre de preconceitos, discriminações e violências”.

A mesa de autoridades foi composta pelo 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Fernando Wolff Bodziak, pelo Juiz de Direito Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Fabio Ribeiro Brandão, pelos promotores de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, Eduardo Augusto de Salmão Cambi e Julio Ribeiro de Campos Neto, pelo Juiz de Direito da Vara da Família, Infância e Juventude da Comarca de União da Vitória, e Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC, Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, pela Vice-Diretora da Unespar do Campus de União da Vitória, Sandra Salete de Camargo, pelo Coordenador Acadêmico da Uniguaçu, professor Marcos Vieira, e pelo Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, professor Ricardo Brugnago.

Fotos: Assessoria de Comunicação da Uniguaçu e Núcleo Regional da Educação de União da Vitória.