Notícias

Comitê de Comunicação Social do TJPR propõe reestruturação do setor de imprensa para cumprir metas do CNJ

O Comitê de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná reforça as ações na área de atuação da imprensa para garantir a implantação de um plano diretor e de uma política de comunicação que seja capaz de atender às demandas dos diversos órgãos de imprensa que diariamente consultam a assessoria do Tribunal e também para dinamizar a interação com os públicos interno e externo.

Constituído pela Portaria nº 3804-DM, o Comitê tem a atribuição de assessorar a Presidência do Tribunal quanto às diretrizes da comunicação, bem como identificar, apoiar e difundir as práticas que contribuem para o atingimento dos objetivos estratégicos do Poder Judiciário paranaense.

O Comitê é formado pelo Desembargador Rui Portugal Bacellar Filho; pelo Juiz Substituto em Segundo Grau Rogério Ribas; pela Juíza Elizabeth Calmon de Passos; pelo Juiz Auxiliar da Presidência, Fernando Prazeres; pela Juíza Ana Lúcia Lourenço, que representa a Primeira Vice-Presidência; pelo Juiz Fábio Ribeiro Brandão, que representa a 2ª Vice-Presidência; pelo assessor Maurício Cardoso Segundo, que representa a Corregedoria; pelo assessor Vinícius André Bufalo, representante da Secretaria do Tribunal; pelo assessor Rogério Rincoski Baschta, que representa o Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica (NEGE), pelo servidor Márcio Mortensen Wanderley, representante da Diretoria do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação e por um representante da Assessoria de Imprensa.

Metas do CNJ - Essa Comissão já teve várias reuniões para traçar estratégias capazes de dotar a área da imprensa dos recursos necessários para o cumprimento da resolução nº 85/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata da comunicação no âmbito do Poder Judiciário e consequente cumprimento do objetivo nº 12 do Mapa Estratégico do Judiciário do Paraná.

Membros do Comitê estiveram recentemente no Tribunal de Minas Gerais, considerado um dos mais eficientes do país na área de imprensa, para trocar experiências e conhecer de perto a forma de atuação daquela assessoria, bem como sua estrutura. A próxima atividade neste sentido será agendar uma reunião técnica com o setor de imprensa do CNJ para alinhar a estratégia paranaense à nacional.

Pesquisas - Para nortear as diretrizes e tornar mais eficazes suas ações, o Comitê elaborou uma pesquisa de satisfação interna que será disponibilizada a magistrados e servidores com relação à comunicação interna do Tribunal. Num segundo momento, a Comissão pretende estender o questionamento à sociedade em geral.

O objetivo dessas ações é medir a eficiência dos canais de comunicação que existem hoje e aprimorar a divulgação das notícias que dizem respeito às atividades desenvolvidas pelo Poder Judiciário, dentro dos princípios constitucionais da transparência, da eficiência, da moralidade e da publicidade, promovendo a cidadania e amplo acesso à Justiça.