Notícias

Compromisso com as garantias e direitos constitucionais é uma prioridade para o novo Desembargador do TJPR, Fernando Prazeres

O Juiz auxiliar da Presidência do TJPR, Fernando Antônio Prazeres tomou posse no cargo de Desembargador na noite desta quinta-feira (22) em uma cerimônia realizada no Pleno do TJPR e presidida pelo Desembargador Presidente Guilherme Luiz Gomes. O novo integrante foi escolhido pelo critério de merecimento e ocupará a vaga do Desembargador Joatan Marcos de Carvalho.

Prudência, generosidade, humildade e sabedoria foram algumas das qualidades exaltadas nos discursos que sucederam a posse do novo Desembargador, que vestiu a toga auxiliado carinhosamente pelos filhos e pela esposa, igualmente Desembargadora, Lilian Romero.

O advogado e amigo André Peixoto de Souza, que discursou em nome da Ordem dos Advogados (OAB-PR) ressaltou, entre diversas qualidades, a Justiça: "É porque somos homens que necessitamos de justiça. E porque necessitamos de justiça necessitamos de homens justos. Essa encruzilhada se resolve com homens do calibre de Fernando Prazeres".

O Procurador Cid Marcus Vasques destacou a generosidade do colega. "Um homem que nas Comarcas por onde passou nunca escondeu a mão que o povo queria ver estendida; que nunca regateou sorrisos e abraços com temor de perder o respeito ou a autoridade do cargo; alguém que sempre entendeu que a verdadeira justiça pode estar muito mais no coração dos homens do que na imponência dos gabinetes, na erudição dos tratados ou nos compêndios de jurisprudência".

Representando a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), a Vice-presidente Nilce Regina Lima, ao falar do novo Desembargador, ressaltou: "O Juiz Fernando tem a crença inabalável na capacidade de atingir metas, tem desejo e motivação internas para ter sucesso".

O Desembargador mais antigo na carreira da magistratura, Sérgio Arenhart, mencionou sua aposentadoria e lembrou a afeição que o novel Desembargador tem com o esporte, "Mal comparando, mas sabendo ser você um entusiasta maratonista, peço permissão para entregar em tuas mãos o simbólico bastão que eu trouxe até aqui – na limitação das minhas forças e buscando fazer a minha parte nesta caminhada da Judicatura. Estou certo que você o conduzirá melhor, com mais energia e dedicação, respeitando sempre a promessa hoje aqui renovada: "de exercer com honra e retidão, as funções do cargo assumido".

Por sua vez, o empossado, Desembargador Fernando Prazeres, muito emocionado e feliz ao chegar ao mais alto posto da Justiça paranaense após quase 25 anos de magistratura, ressaltou: "Estou feliz e orgulhoso porque sou integrante de um Tribunal honrado e que cumpre sua missão constitucional de modo exemplar." Lembrou como as condutas dos magistrados vêm sendo objeto de observação e de duras críticas, a maneira como são vistos pela opinião pública e disse que para mudar esse estado de coisas, urge democratizar a relação dos magistrados com a sociedade, discutindo amplamente a missão da profissão. E acrescentou: "De outro lado, fica meu compromisso com as garantias e direitos constitucionais mais elementares do Estado democrático de direito: liberdade de expressão, imprensa livre, acesso ao Poder Judiciário, respeito aos tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos, tudo corolário lógico da dignidade da pessoa humana."

Fernando Prazeres, além de mencionar o papel importante que seus familiares e amigos tiveram durante sua trajetória, mencionou a conduta admirável do Presidente da Corte, desejou sucesso ao Presidente eleito Paulo Vasconcelos e elogiou a dedicação dos servidores do TJPR. "Todos, sem exceção, buscam fazer a coisa certa, vestem a camisa da instituição, amam o que fazem e, por isso, são os verdadeiros pilares de sustentação do nosso Tribunal."

Ao encerrar a cerimônia, o Presidente do TJPR, Desembargador Guilherme Luiz Gomes enfatizou as qualidades do magistrado e o trabalho desempenhado junto à presidência.

Compuseram a mesa de honra, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Desembargador Guilherme Luiz Gomes; o 1º Vice-Presidente, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Edson Luiz Vidal Pinto; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Conselheiro Ivan Lelis Bonilha; representando o Governador do Estado do Paraná, o Procurador-Geral Ubirajara Ayres Gasparin; representando o Ministério Público, o Procurador de Justiça Cid Marques Vasques; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Secção Paraná, Juliano Breda e a Vice-Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná – AMAPAR, Nilce Regina Lima.

Participaram também da solenidade Desembargadores e Juízes aposentados e da ativa, ex- presidentes, membros do Ministério Público, servidores, amigos, convidados e familiares do empossado.

Fernando Prazeres nasceu em 27/06/1963 e é natural de Itatiba/SP. Ingressou na magistratura em 1986 e passou pelas Comarcas de Wenceslau Brás, Palotina, Tomazina, Castro, Londrina e Curitiba. É professor da Escola da Magistratura (Emap) desde 2003, onde já atuou como diretor geral e supervisor pedagógico. Foi Juiz auxiliar da Corregedoria por 4 anos e Juiz auxiliar da Presidência por 2 anos.

Veja mais fotos no nosso Flickr: https://www.flickr.com/photos/tjpr