Notícias

Desembargador Onésimo Mendonça de Anunciação recebe comitiva

O presidente do TJPR em exercício, desembargador Onésimo Mendonça de Anunciação, recebeu nesta quarta-feira (8/8), representantes do Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça, que compõe a Comissão da Verdade no estado. A comitiva veio reivindicar um espaço nas dependências do antigo Presídio do Ahú para utilização como Museu de Memória Política.

O desembargador Onésimo sugeriu que fosse marcada para a próxima semana, uma visita ao Presídio, para que os representantes conheçam as dependências, para então definir o local que possa sediar o Museu. Logo após, o grupo deverá encaminhar um ofício ao presidente do TJPR, desembargador Miguel Kfouri Neto, com a solicitação formal. Eles serão acompanhados pelo diretor da Comissão de Obras do TJ, desembargador José Augusto Gomes Aniceto, que esteve presente na reunião.

O Museu de Memória Política tem o objetivo de homenagear os militantes que lutaram, durante o regime militar, pelo restabelecimento da democracia. Já foram criados memoriais em vários estados. A iniciativa é do Ministério da Justiça e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e apoio do Fórum Paranaense e Secretaria de Justiça do Paraná.

Integravam a comitiva, o procurador Olímpio de Sá Sotto Maior Neto, representando o Ministério Público; o reitor da Universidade Federal do Paraná, professor Zaki Akel Sobrinho; os coordenadores do Fórum, Roberto Elias Salomão e Norton Nohama; o chefe de gabinete da Secretaria da Justiça, Leonildo de Souza Grota, representando a secretária Maria Tereza Uille Gomes; o diretor do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, José Antônio Peres Gediel e a vice-diretora da faculdade de Direito da UFPR, Vera Karam de Chueiri.