Notícias

Convênio com o Instituto Mundo Melhor levou 2.797 atendimentos a crianças e adolescentes acompanhados pela Justiça


CONVÊNIO COM O INSTITUTO MUNDO MELHOR LEVOU 2.797 ATENDIMENTOS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOMPANHADOS PELA JUSTIÇA

A cooperação foi aderida por 14 comarcas do estado e contempla dois projetos da entidade sem fins lucrativos

A parceria entre o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e o Instituto Mundo Melhor (IMM) tem rendido bons frutos desde a assinatura da cooperação, em julho do ano passado. Ao todo, 14 comarcas do estado já aderiram ao convênio, que contempla duas iniciativas da entidade sem fins lucrativos: o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e o projeto Jovem Mãe. 

De acordo com o levantamento realizado em fevereiro deste ano, foram realizados 2.352 atendimentos dentro do Projeto Jovem Mãe, e 445 cursos online no AVA. As capacitações alcançam crianças e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, e meninas e meninos acompanhados pelas Varas da Infância e Juventude por todo o estado.

 

 

“Isso é muito importante porque é um público que muitas vezes tem dificuldade de fazer um curso técnico, que o aproxime do sistema informatizado. Disponibilizar um aprendizado tem a capacidade de mudar o destino desses meninos e meninas”, diz a juíza Noeli Salete Tavares Reback, coordenadora do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (Consij). 

São mais de 150 cursos disponibilizados pela Instituição parceira, nas áreas de educação, saúde e bem-estar, informática, línguas, administração e empreendedorismo, e governança doméstica, com certificação realizada por meio de instituições de Ensino Superior.  Profissionais da área que atuam nas prefeituras ou no Governo do Estado também têm acesso às capacitações chanceladas pelo TJPR.  

O objetivo da cooperação é minimizar as distâncias entre as esferas de saúde, educação e assistência, e desenvolver projetos de responsabilidade social em que se priorizam crianças e adolescentes. O convênio é um dos esforços do Judiciário paranaense para promover a aproximação do Judiciário com a população, de acordo com os princípios norteadores da Gestão, que está sempre aberta a parcerias que beneficiem a sociedade. 

 

Acordo de cooperação 

Em julho de 2021, foi firmado o Acordo 027/2021 entre o TJPR e o Instituto Mundo Melhor, com vigência de 60 meses. A entidade parceira disponibiliza gratuitamente os cursos do AVA e também vagas de capacitação no Projeto Jovem Mãe para os adolescentes acompanhados com medidas protetivas. 

Ao TJPR, compete as funções de articular a oferta de cursos de capacitação online aos adolescentes acompanhados pela Vara da Infância e da Juventude, acompanhar a seleção e cadastro dos participantes, adotando critérios justos e transparentes.