Notícias

Fábio Haick Dalla Vecchia toma posse como desembargador do TJPR

O novo desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Fábio Haick Dalla Vecchia tomou posse nesta terça-feira (5/11), na sala desembargador Clotário Portugal, 12º andar do edifício anexo do Palácio da Justiça.

A solenidade foi conduzida pelo Presidente do TJPR, desembargador Guilherme Luiz Gomes, que saudou o novo desembargador dizendo ter certeza que irá continuar a honrar a magistratura paranaense, "e que nesta caminhada continuará a prestar relevância ao poder judiciário do Estado do Paraná".

O desembargador Fábio Dalla Vecchia iniciou seu discurso invocando a proteção de Deus na continuidade de sua carreira. Lembrou a época em que ingressou na magistratura paranaense em 1992 e sua trajetória até chegar ao cargo de desembargador. "Durante todos esses anos de atividade judicante, nunca me senti cativo da solidão que habita a consciência do magistrado no momento de julgamento. O apego aos livros e o amor aos estudos foram um norte para mim", afirmou.

O magistrado, que ocupará a vaga aberta pelo falecimento do desembargador Augusto Lopes Côrtes, fez questão de citá-lo como exemplo. "Augusto Lopes Côrtes sempre foi, para mim, exemplo de homem íntegro, um magistrado sempre voltado para a prática de atos a elevar o nome do Poder Judiciário. Daí porque sua ausência é por demais sentida."

Em nome dos advogados do Paraná, o advogado Carlyle Popp lembrou a época dos bancos universitários onde conheceu o empossado e destacou sua dedicação ao estudo, à seriedade e correção com que encarava as vicissitudes do dia a dia. Disse que a data de hoje é importante para todos, sobretudo para a advocacia. "Os advogados a partir de hoje terão neste Tribunal de Justiça mais um magistrado comprometido com os valores constitucionais, com os princípios jurídicos, comprometido com o Estado Democrático de Direito vigente, comprometido com um mundo melhor".

O desembargador Clayton Maranhão, que falou em nome do Tribunal Pleno e da Associação dos Magistrados do Paraná, saudou o novo desembargador após ler a trajetória de Dalla Vecchia na magistratura. "Como se vê, chega ao mais elevado cargo do Poder Judiciário paranaense com larga experiência profissional no árduo mister de distribuir Justiça aos cidadãos", disse ressaltando que será preciso enfrentar muitos desafios pois o presente momento é de muitas cobranças da sociedade, que deposita no Poder Judiciário as últimas de suas esperanças.

O promotor de Justiça Marcelo Bortolini usou da palavra em nome do Ministério Público do Paraná e especialmente em seu nome, em razão da amizade de longa data com o magistrado. Destacou o eficiente trabalho desenvolvido pelo empossado nas diversas comarcas em que judicou no interior e também na capital e enfatizou: "Após o esforço de uma vida inteira dedicada ao direito e a difícil missão de julgar, somados a sua imaculada carreira, cultura jurídica, e sentimento humano em muito contribuirão para a distribuição da Justiça, para o fortalecimento desta Egrégia Corte e do Poder Judiciário paranaense".

Também estavam presentes à solenidade o 1º vice-presidente do TJPR, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Lauro Augusto Fabrício de Melo; o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom Moacir José Vitti; o presidente em exercício do TRT, desembargador Altino Pedrozo dos Santos; o conselheiro e corregedor do Tribunal de Contas, Ivan Lelis Bonilha, representando a instituição; o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, representando a Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB; o juiz Fernando Swain Ganem, presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), a secretária-geral adjunta, Iverly Antiqueira Dias Ferreira, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Paraná; a secretária do TJPR, Gianna Bove; três ex-presidentes do TJPR, desembargadores aposentados Celso Rotoli de Macedo, Tadeu Marino Loyola Costa e Otto Sponholz; demais desembargadores, magistrados, desembargadores aposentados, demais autoridades, familiares e amigos do empossado.