Notícias

Corregedor da Bahia visita o Tribunal do Paraná

O desembargador Antonio Pessoa Cardoso, corregedor das comarcas do interior da Bahia, visitou na tarde dessa segunda-feira (23), a Corregedoria do Paraná. O magistrado foi recebido pelos desembargadores Noeval de Quadros, corregedor-geral da Justiça e Lauro Augusto Fabricio de Melo, corregedor da Justiça, além de juízes auxiliares e do diretor do departamento da Corregedoria, Marco Antonio Panisson.

No final da tarde, o desembargador Pessoa Cardoso foi recebido pelo desembargador Onésimo Mendonça de Anunciação, presidente em exercício do Tribunal.

O corregedor baiano veio conhecer o funcionamento de diversos serviços da corregedoria paranaense, uma vez que assumiu suas funções em fevereiro deste ano e está procurando organizar setores, sobretudo no que se refere ao controle interno do processamento de expedientes e processos disciplinares, num trabalho de reestruturação administrativa.

Na Bahia, um corregedor atende a comarca da capital e outro, as comarcas do interior. O desembargador Antonio Pessoa Cardoso é também o 1º secretário do Colégio de Corregedores-Gerais. Além de conhecer a Presidência e o Tribunal Pleno, ele visitou diversos setores da corregedoria paranaense e levou material que servirá para sua análise, inclusive o "Manual de Procedimentos Internos da Corregedoria-Geral da Justiça do Paraná".

O desembargador Antonio Pessoa Cardoso é autor de dois livros: Processo Sem Autos - A Oralidade no Processo e Justiça Alternativa, Juizados Especiais -, além de vários artigos publicados em revistas especializadas.