Notícias

Juiz Leonardo Bechara Stancioli participa do I Curso de Segurança e Proteção de Autoridades Judiciais

Entre os dias 26 e 30 de maio o Juiz Leonardo Bechara Stancioli participou do I Curso de Segurança e Proteção de Autoridades Judiciais, realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Brasília. O curso inédito teve como objetivo preparar os magistrados para adotar estratégias e técnicas na defesa de sua própria integridade, de seus colegas juízes e de familiares em situações de risco ou de ameaças. 

O magistrado que é o atual diretor do departamento de Segurança da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) foi o representante do Paraná no curso, juntamente com outros 35 juízes dos demais estados do país. De acordo com Bechara "o curso foi importante pela orientação aos magistrados e se faz necessário até para que possamos replicar aos magistrados dos nossos tribunais". Leonardo Bechara verificou com a Enfam a possibilidade de incluir o Paraná no circuito de cursos, o que poderá ocorrer nos próximos meses. 

O Exército Brasileiro participou do encontro e criou para o módulo piloto uma programação específica, de forma a atender a realidade dos juízes em seus estados, repassando aos magistrados estratégias e técnicas de como agir para evitar atentados e sequestros; técnicas de direção defensiva e evasiva; ações contra emboscada; orientações para aparições em público; gerenciamento de crise, dentre outros conteúdos de extrema relevância para a segurança do juiz.

A abertura do evento foi realizada pelo Ministro e diretor-geral da Enfam, João Otávio de Noronha e contou também com a palestra inaugural do general de Exército José Carlos De Nardi, chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, com o tema Garantia da Lei e da Ordem.

O curso contou com a participação especial do general de Exército Alberto Mendes Cardoso, que conversou com os magistrados, falou de suas experiências na área de segurança pessoal e repassou conhecimentos técnicos sobre o tema.

"O curso vai representar um grande avanço para a segurança dos juízes e vem atender à grande demanda que existe por parte da magistratura", disse o secretário-geral da Enfam, Paulo de Tarso Tamburini, que assegurou que o curso será ministrado em todo o país nos próximos dois anos.