Notícias

CEJUSC de Londrina e Maringá apresentam os resultados da 1ª Semana Estadual de Conciliação

Os Centros de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Londrina e Maringá participaram da 1ª Semana Estadual da Conciliação que terminou na sexta-feira (25).

Em Londrina foram realizadas audiências de processos em trâmite pela 2ª Vara Cível e 2º, 5º e 6º Juizados Especiais Cíveis, Criminais e de Fazenda Pública, todos da Comarca de Londrina.

O índice de acordos foi de 34,60%, considerado baixo para a média de 70% obtida nos últimos eventos realizados pelo CEJUSC. Esse resultado decorreu, segundo a Juíza Coordenadora Fabiana Leonel Ayres Bressan, da ausência de propostas efetivas pelas empresas demandadas e do estreito limite autorizado de negociação dos prepostos presentes ao evento. O CEJUSC terá como próximo evento a Pauta Concentrada do Banco Bradesco S.A, prevista para o dia 31 de outubro de 2014.

O CEJUSC de Maringá, que também participou ativamente da I Semana Estadual de Conciliação. Foram realizadas audiências de processos em trâmite nos Juizados e Varas Cíveis de Maringá. Os feitos foram selecionados previamente pelas empresas Tim S/A, Sofisa S/A, HSBC Bank Brasil S/A, Santander e Itaú.

Foram pautadas 45 audiências. Destas, foram realizadas 31 sessões que resultaram em um percentual de acordo da ordem de 23%. A Juíza Coordenadora do CEJUSC, Liéje Gouveia, justificou: "Este número é baixo se comparado a outros eventos, mas deve-se ao fato de que não obtivemos a adesão completa das empresas, ou pelo fato de que algumas das empresas não trouxeram propostas aceitáveis ou por não contarem com prepostos para todas as audiências instaladas."

O melhor índice de acordo em Maringá foi obtido com a empresa Sofisa S/A (50%).

Ainda como atividade da I Semana de Conciliação na quinta-feira (24/07) os servidores e mediadores Carly Urbieta Martins e Michel Willians Martins proferiram palestra sobre os métodos autocompositivos. A OAB-subseção Maringá apoiou o evento e cedeu seu auditório.