Notícias

EMAP inaugura Sala Digital e realiza curso de gestão de pessoas para Magistrados

A Escola da Magistratura do Paraná está promovendo o 74º Curso Estadual de Aperfeiçoamento para Magistrados, com o tema "Administração Judiciária, Gestão de Pessoas", com o objetivo de capacitar os juízes paranaenses no desenvolvimento de habilidades para enfrentar os novos desafios na área da gestão pública. A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (28).

De forma inédita, o curso está sendo transmitido por videoconferência para mais de 100 magistrados inscritos de diversas cidades do Paraná, marcando a inauguração da Sala Digital da EMAP. "Essa é uma iniciativa pioneira da Escola da Magistratura do Paraná que busca com essa sala transmitir esses cursos, democratizando o acesso ao conhecimento a todas as comarcas do Paraná a um baixo custo", explicou o Coordenador-Geral de Cursos da EMAP, Juiz Rodrigo Fernandes Lima Dalledone.

De acordo com o Diretor-Geral da EMAP, Juiz Francisco Cardozo Oliveira, a Sala Digital equipa a Escola com o que existe de mais moderno em videoconferência para treinamento à distância, proporcionando conforto aos magistrados que fazem os cursos, uma vez que eles não precisam sair de suas respectivas comarcas, representando economia para o Poder Judiciário. "Esse curso que iniciamos hoje atende à Meta 8 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um curso sobre gestão de pessoas que vai atingir 100 juízes com poucos deslocamentos para Curitiba. É um investimento que a Escola da Magistratura está fazendo no sentido de modernizar, oferecer um curso mais confortável para o juiz e com um custo reduzido", ressalta o Diretor-Geral da EMAP.

A primeira palestra foi proferida pelo Desembargador Roberto Portugal Bacellar, que fez uma explanação sobre a imagem do Poder Judiciário na sociedade, conduzindo a uma importante reflexão sobre a necessidade de participação ativa do magistrado na comunidade onde ele está inserido, ressaltando os desafios que o juiz tem de julgar e de ser gestor.

A transmissão para várias localidades por streaming foi possível graças a uma parceria da EMAP com o Departamento de Informática do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e com a Celepar (Companhia de Informática do Paraná). Além de acompanhar as aulas em tempo real, os participantes podem interagir e fazer perguntas por meio de um chat. Ao todo o curso dura dois dias, com carga horária de 20 horas/aula.

O Diretor-Geral da EMAP, Juiz Francisco Cardozo Oliveira, comemorou o sucesso da iniciativa anunciando a realização, em breve, de novos cursos que também vão utilizar essa tecnologia. "Esse é o primeiro, mas outros devem acontecer na sequência", garantiu o Magistrado.