Notícias

Mais de 1200 alunos de escolas carentes serão atendidos pelo Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola em Londrina

Escolas municipais de Londrina começaram a receber no último dia 29, as visitas do projeto "Justiça e Cidadania também se aprendem na Escola". São 15 escolas de regiões carentes da cidade que receberão as visitas de mais de 45 voluntários, dentre eles, juízes, promotores e advogados da comarca, como uma das etapas da proposta que tem por objetivo a educação para cidadania por meio da aproximação com o Poder Judiciário.

O destaque do início da visita realizada ontem pelas Dras. Isabele Ferreira Noronha (Juíza de Direito), Josilaine Aleteia de Andrade (Promotora) e Fabíola Larissa Mattozo (advogada) fica por conta dos relatos dos alunos. O estudante J., de 11 anos, garantiu que não vai esquecer tão cedo o que aprendeu ontem. "A gente aprendeu o que pode e o que não pode fazer e que tudo o que a gente faz de errado volta pra gente mesmo", contou o garoto. "Foi muito legal para incentivar muitas crianças a serem pessoas de bem e seguir carreira como advogado, promotor ou juiz", valorizou S., de 11 anos, que sonha um dia estar do outro lado. "Quero ser advogado ou engenheiro civil e para mim também foi um incentivo", citou o estudante. 

As ações do projeto se iniciaram com o estudo do material pedagógico em sala de aula (Cartilhas da Justiça e da Cidadania), etapa preparatória para as palestras nas escolas que se iniciaram. No mês de novembro serão realizadas visitas dos alunos ao Fórum de Londrina e um concurso de melhores produções de texto baseadas em toda a experiência.

Participam do Projeto na Comarca os Juízes de Direito: Abelar Baptista Pereira Filho, Alberto Junior Veloso, Aurênio José Arantes de Moura, Camila Tereza Gutzlaff, Cláudia Catafesta, Fabiana Leonel Ayres Bressan, Isabele Papafanurakis Ferreira Noronha, José Ricardo Alvarez Vianna, Juliano Nanuncio, Leornardo Delfino, Marcos José Vieira, Mauro Henrique Veltrini Ticianelli, Osvaldo Taque, Rodrigo Afonso Bressan e Thais Macorin Carramaschi de Martin.

O projeto conta ainda com a parceria do CONSIJ-PR, do Ministério Público, da OAB-Londrina e da Secretaria da Educação do município.