Notícias

Método APAC é implantado em Piraí do Sul


Método APAC é implantado em Piraí do Sul

Seg, 30 mai 2016 10:43:49 +0000

Em cerimônia no Poder Judiciário, coordenada pela Juíza de Direito Leila Aparecida Montilha, foi implantada a APAC de Piraí do Sul.

O evento contou com a presença dos Juízes de Direito Rafaela Mai Turras (Comarca de Jaguariaíva); Marcelo Quentin (Comarca de Sengés); o Promotor de Justiça de Piraí do Sul, Tiago Maia, o Prefeito Municipal, Valentim Zanello Milleo; o Vice-Prefeito, Helder Tito Avais de Mello; advogados e líderes religiosos.

Todos os participantes do lançamento do projeto tinham grande interesse em conhecer esse método de execução da pena que está revolucionando, positivamente, o Sistema Carcerário Brasileiro: enquanto na Penitenciária um preso custa 4 salários mínimos, na APAC custa 1 salário mínimo. Enquanto na Penitenciária, os índices de ressocialização alcançam 14%, na APAC esses índices chegam a 91%.


A Juíza de Direito de Piraí do Sul, Leila Aparecida Montilha, disse: "O sonho de todo Juiz Criminal é ver o preso recuperado, é cumprir a Constituição Federal. Com a APAC, pretendemos garantir a dignidade do preso, bem como proteger a nossa sociedade, devolvendo, ao convívio social, homens de bem".

Para a Juíza de Direito Branca Bernardi, Coordenadora da Implantação das APACs pelo TJPR, as novas ações do projeto no Estado do Paraná estão com crescimento célere: "Estamos muito felizes com o interesse dos Juízes Criminais e das Varas de Execução Penal. A visível ineficiência do sistema carcerário está levando à busca de alternativas viáveis e as APACs já comprovaram baixos custos e altos índices de ressocialização. É o que todo Juiz Criminal busca: a ressocialização efetiva; resultados. Muito obrigada a meus colegas, Juízes de Direito do Paraná, pelo interesse e pela disposição de realizar uma execução da pena inteligente. Graças a vocês, o Paraná, hoje, está na vanguarda da execução da pena em toda a Região Sul. O meu muito obrigada a nosso Presidente do TJPR, Desembargado Paulo Roberto Vasconcelos, por acreditar nesse nobre ideal, desde o início de nossas atividades".