Notícias

Nota de falecimento da ministra aposentada Denise Martins Arruda

É com pesar que comunicamos o falecimento no dia de hoje (12/12) da ministra do STJ aposentada Denise Martins Arruda.

Seu corpo está sendo velado na Capela do Tribunal de Justiça. A cerimônia de despedida será realizada às 15h30, seguida de cremação em Campina Grande do Sul.

Nascida em Guarapuava em 9 de fevereiro de 1941, Denise formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, em 1963, exerceu a advocacia e ingressou na magistratura no ano de 1966, quando foi aprovada em concurso para Juiz Substituto.

Passou pelas comarcas de Jacarezinho e de Santo Antônio da Platina. Depois de prestar concurso para Juiz de Direito, em 1967, atuou nas Comarcas de Mallet, Jandaia do Sul, Peabiru, Londrina e Curitiba.

Em 1993, foi promovida ao Tribunal de Alçada do Estado do Paraná, onde foi vice-presidente. Chegou ao Tribunal de Justiça como desembargadora em 15 de fevereiro de 2002, promovida pelo critério de merecimento.  Foi a primeira mulher da carreira da magistratura a chegar ao TJ, em caráter efetivo.  Foi a primeira mulher a ocupar um cargo de direção no Judiciário Paranaense, a quarta mulher a chegar ao STJ e a primeira pelo Estado do Paraná. Assumiu o cargo de ministra do STJ em 18 de novembro de 2003 e aposentou-se, a pedido, em 5 de abril de 2010.