Notícias

Poder Judiciário realiza mutirão carcerário inédito para implantar tornozeleiras eletrônicas em presos da CPAI

O Poder Judiciário realiza nesta quarta (29/10) e quinta-feira (30/10), um Mutirão Carcerário inédito na Colônia Penal Agroindustrial do Paraná (CPAI), coordenado pelos Juízes Eduardo Lino Fagundes Junior e Moacir Antonio Dalla Costa, da 1ª e 2ª Vara de Execuções Penais de Curitiba e Região Metropolitana. É o primeiro mutirão de audiências para efetivar a colocação de tornozeleiras de monitoramento eletrônico nos reeducandos da unidade prisional, devendo atingir cerca 17% dos presos ali custodiados.

Esse percentual representa aproximadamente 250 detentos que cumprem pena em regime semiaberto na CPAI e serão beneficiados pela medida. A classificação dos presos que irão utilizar o equipamento foi realizada pelos magistrados das VEPS responsáveis pelo Mutirão, que analisaram previamente uma lista de nomes encaminhada pela CPAI, a fim de verificar a viabilidade da concessão do benefício. Foram levados em conta crimes entendidos como "não violentos", ou seja, crimes praticados "sem grave ameaça a pessoa". A CPAI é a maior unidade de regime semiaberto do Paraná e custodia atualmente 1.511 presos.

O Mutirão acontece no Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEEBJA) Dr. Mário Faraco, localizado na Av. Brasília,s/n, no complexo penitenciário de Piraquara, PR.