Notícias

Primeiro Encontro das Turmas Recursais supera expectativas e reúne magistrados de todo o Estado

Foram dois dias de muito trabalho e união. Mais de 70 pessoas, entre servidores e juízes, participaram do Primeiro Encontro das Turmas Recursais do Estado do Paraná realizado nos dias 13 e 14 de abril, na Escola da Magistratura. O evento nasceu de um pedido de diversos magistrados que integram o Sistema dos Juizados Especiais e foi organizado através de uma parceria da 2ª Vice-Presidência, Turmas Recursais e servidores responsáveis pelo Planejamento Estratégico do TJPR. Na abertura estiveram presentes: o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, além do 1º Vice-Presidente, Desembargador Renato Braga Bettega, do 2º Vice-Presidente e Supervisor-Geral do Sistema dos Juizados Especiais, Desembargador Fernando Wolff Bodziak, entre outras autoridades.

Dentre as atividades desenvolvidas, um dos destaques foi a realização de um diagnóstico, mediante a utilização de técnica de planejamento estratégico. Juízes e servidores foram convidados a destacar pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades que envolvem o trabalho desenvolvido em todo o Sistema. O material foi encaminhado à 2ª Vice-Presidência, que pretende utilizá-lo para auxiliar no desenvolvimento de novas estratégias, como destaca o Des. Fernando Wolff Bodziak: "A análise SWOT, ferramenta institucional do TJPR no âmbito de seu Planejamento Estratégico, forneceu à Supervisão-Geral importantes informações para adequação de sua política judiciária junto ao Sistema dos Juizados Especiais, mormente porque contou com a efetiva participação dos profissionais que atuam nas unidades judiciárias e nos órgãos colegiados recursais".

Os magistrados também tiveram a oportunidade de discutir enunciados e entendimentos adotados pelas Turmas Recursais do Paraná. Ao todo, 31 juízes, de todas as partes do Estado, puderam participar da discussão de forma presencial e via Webcast. Para o presidente das Turmas Reunidas, Juiz Leo Henrique Furtado Araújo, o resultado desse trabalho superou as expectativas: "Esse intervalo para se refletir quanto aos assuntos das Turmas e do Sistema como um todo foi muito salutar. Também o sentir dos magistrados que atuam nos juizados, os servidores e assessores no tocante aos entendimentos adotados das Turmas foi muito importante para a nossa reflexão e, até para esclarecer os posicionamentos adotados".

Diante de tais resultados, o Primeiro Encontro das Turmas Recursais deixou um saldo positivo. O 2º Vice-Presidente agradeceu a participação de todos e enfatizou: "Este Encontro representa a união de todos os profissionais que atuam no Sistema dos Juizados Especiais, e reafirma que o melhor caminho para a obtenção das soluções e superação dos desafios está no trabalho em equipe, com diálogo constante e apresentação de propostas por quem atua, cotidianamente, com as causas apresentadas ao Poder Judiciário".

A pedido dos próprios participantes, acordou-se que os Encontros das Turmas Recursais serão semestrais.