Notícias

Processo Digital no TJPR ultrapassa a marca de 700 mil

O Projudi, sistema de processo digital do Tribunal de Justiça do Paraná, encerra o ano de 2011 ultrapassando a marca de 700 mil processos eletrônicos cadastrados.

A implementação das Cartas Precatórias Eletrônicas no sistema garantiu ainda mais agilidade aos processos, reduzindo custos, tempo de tramitação e gerando facilidade de comunicação entre os juízos. Em dois meses de utilização, já tramitam mais de 2.600 cartas precatórias neste formato.

Através da integração com a Procuradoria Geral do Estado, todos os ajuizamentos de Execuções Fiscais passam a ser realizados digitalmente, nas comarcas em que o Projudi está implantado na competência de Varas da Fazenda. Através do meio digital, foram ajuizados 2.255 execuções fiscais em 2011. Além do ajuizamento, a integração possibilita consultas processuais de distribuição, movimentação e substabelecimentos através da comunicação entre sistemas. Também está em curso a integração com diversas Procuradorias Municipais.

Encontra-se em andamento a integração do sistema com a Polícia Civil e Militar do Paraná, que possibilitará a autuação e distribuição automática de processos da competência do juizado criminal, agendando automaticamente a audiência para comparecimento das partes.

Ainda há a integração com o Banco de Sentenças do Tribunal, com a publicação automática de toda sentença prolatada em autos digitais, sendo desta forma, 150.884 sentenças publicadas. O mesmo ocorre com os acórdãos das Turmas Recursais, sendo disponibilizados automaticamente no sistema de Jurisprudência. Existe também a integração com diversos fornecedores de software para empresas que fornecem informações através de boletins jurídicos, com a ferramenta de consultas a movimentações processuais para partes e advogados, e integração com sistemas distribuidores.

Também foi disponibilizado para a Corregedoria-Geral da Justiça um painel gerencial com informações estatísticas em tempo real da situação processual de todo Estado.

Em esfera recursal, de competência das Turmas Recursais, são mais de 28.700 recursos eletrônicos cadastrados e o número de autuações de recursos digitais já é superior à autuação de recursos em papel. Através da integração com o STF, os recursos extraordinários são enviados eletronicamente.

Em funcionamento desde maio de 2007, hoje o Projudi está instalado em todas as comarcas do Estado do Paraná e possui mais de 40.800 usuários habilitados. Destes, 26.000 são advogados atuando nos Juizados Especiais (Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública) e Turmas Recursais; nas Varas de Família; da Infância e da Juventude; da Auditoria Militar; de Registros Públicos; de Acidentes de Trabalho; Varas da Fazenda Pública,Falências e Recuperação Judicial; e também nas Varas Cíveis.