Notícias

Projeto Cidadania e Justiça se Aprendem na Escola realiza mais uma etapa no Fórum dos Juizados Especiais de Maringá


Projeto Cidadania e Justiça se Aprendem na Escola realiza mais uma etapa no Fórum dos Juizados Especiais de Maringá

Sex, 28 ago 2015 15:04:41 +0000

Na tarde do último dia 26 de agosto, ocorreu, no prédio do Fórum dos Juizados Especiais de Maringá, a visita monitorada dos alunos dos colégios participantes do “Projeto Cidadania e Justiça se Aprendem na Escola”, realizado pelo quarto ano consecutivo na comarca, sob a coordenação da Juíza de Direito do 3º Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública, Liéje Aparecida de Souza Gouvêia. O projeto conta, ainda, com a apoio da Caixa Econômica Federal, da Secretaria Municipal de Educação, e a participação dos Juízes de Direito:  Abilio Thadeu Melo Sodré de Freitas, Siladelfo Rodrigues da Silva, Humberto Luiz Carapunarla,  Suzie Caproni Ferreira Fortes, Carmen Lucia Rodrigues Ramajo e Fabio Bergamin Capela.

Participaram da visita cerca de 130 alunos do Colégio Paraná, Escola Municipal Miriam Leila Palandri, Escola Municipal Professora Agmar dos Santos e Escola Municipal Ruy Alvino Alegretti, os quais puderam vivenciar um pouco da rotina dos Juízes e servidores dos Juizados Especiais. Conforme a Juíza Liéje Aparecida de Souza Gouvêia, “depois de três meses estudando o material didático do Projeto, os alunos da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de manejar processos físicos, entender como funcionam os processos virtuais e até simularam audiências de casos concretos já julgados, o que enriqueceu sobremaneira o aprendizado”.

Por fim, tendo em vista a atividade final do projeto – júri simulado - a ser realizada no dia 26 de outubro de 2015, no salão do Tribunal do Júri do Fórum Central Eusébio Camargo, os alunos assistiram à palestra sobre o rito do Tribunal do Júri pela Juíza Suzie Caproni Ferreira Fortes que contou-lhes acerca de quais crimes são levados ao Júri, qual o papel do Juiz, do Ministério Público, do Advogado e dos Jurados durante a sessão, como é escolhido o Conselho de Sentença etc. Ao final, os alunos puderam experimentar as vestimentas talares usadas durante a sessão do Júri.

O resultado, sem dúvida, foi positivo. De acordo com o Juiz de Direito do 1º Juizado Especial de Maringá Siladelfo Rodrigues da Silva: “A experiência foi ímpar, pois enquanto julgador, aprendi na prática a importância de o Judiciário se aproximar ainda mais da comunidade para ouvir e ser ouvido. Sinto-me feliz de ter contribuído um pouco na formação desses jovens cidadãos. Que a Magistratura, Ministério Público e Advocacia – irmanados – possam contribuir cada dia mais para a formação das nossas crianças. Parabéns aos idealizadores do projeto”. No mesmo sentido, Cilne Fanhani, Secretária do 1º juizado Especial de Maringá ressaltou que foi “uma experiência única que ficará guardada para sempre e que contribuirá para a formação de cidadãos conscientes sobre o importante papel do Poder Judiciário na sociedade”. E, Mario Castilho, professor do Colégio Paraná, acrescentou: “Foi muito bom o aprendizado, o futuro depende destas ações”.