No último sábado (15/6) foram realizados em Londrina, pelo projeto Justiça no Bairro, mais de 15 mil atendimentos e 1.069 audiências relativas a ações de cobrança de DPVAT, indenizações e interdições, com aproximadamente 990 perícias, além de casamento coletivo de 241 casais.
Entre os casais que tiveram seu casamento celebrado, estava um casal homossexual, Mônica e Juliana. "Nós resolvemos buscar os nossos direitos e fomos até o SESC para fazer a inscrição e participar do casamento coletivo. Apresentamos os nossos documentos e prontamente nos atenderam. Agora estamos aqui para concretizar mais uma etapa nas nossas vidas", disse Juliana.
A Desembargadora Joeci Machado Camargo, coordenadora do projeto e que atuou como juiz de paz na celebração da cerimônia inédita, destacou na sua fala a dignidade do afeto, do amor, do respeito, do companheirismo, cumprimentando a todos os presentes pelo alcance da cerimônia: "o amor deve prevalecer sobre todos os aspectos, pois a família é constituída apenas deste ingrediente, o aconchego de duas pessoas que se unem para compartilhar afeto", disse a desembargadora.
O evento ocorreu no ginásio de esportes da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), e contou com a participação do Núcleo de Pratica Jurídica, envolvendo toda a equipe de alunos e professores, além dos funcionários; da UNICESUMAR que liberou alunos e professores da área de direito e serviço social. Contou também com o trabalho de uma equipe de médicos voluntários, do Hospital Erasto Gaertner, além do médico do Exército Brasileiro que são parceiros do Projeto Justiça no Bairro. E, ainda, a participação e dedicação do parceiro do Justiça no Bairro - Instituto Curitiba de Informática – ICI.
A Desembargadora destacou não só os Juízes de Londrina, Aurênio José Arantes de Moura, Abelar Baptista Pereira Filho, Álvaro Rodrigues Junior, Alberto Junior Veloso, Bruno Régio Pegoraro, Matheus Orlandi Mendes, Emil Tomás Gonçalves, Elias Duarte Rezende, Cristiane Tereza Willy Ferrari, Rodrigo Afonso Bressan, Luiz Eduardo Asperti Nardi, Telma Regina Magalhaes Carvalho, Rosangela Faoro, Carla Pedalino, José Ricardo Alvares Vianna, da juíza de Cambé, Luciene Oliveira Vizzotto Zanetti, bem como da Promotora Gildelena Alves da Silva, também da magistrada da 17ª Vara Cível de Curitiba Vanessa Jamus Marchi, além das Professoras Tania Francisca dos Santos da FAE e Regina Cardoso de Almeida Andrade Costa da PUC, que se dedicaram a mais um evento, permitindo o acesso à justiça das pessoas mais carentes.