Notícias

TJPR empossa novo desembargador


TJPR EMPOSSA NOVO DESEMBARGADOR

Irajá Pigatto Ribeiro passa a ocupar o cargo mais alto da magistratura estadual 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) empossou na segunda-feira (27/11) o magistrado Irajá Pigatto Ribeiro como desembargador. A cerimônia de posse foi realizada em sessão solene no Tribunal Pleno e transmitida no canal do TJPR no YouTube
 
Ele foi promovido pelo critério de merecimento e preenche a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Robson Marques Cury. O empossado prometeu cumprir com honra e retidão suas funções, seguindo a Constituição e as leis do país.   
 
Em seu discurso, o novo desembargador agradeceu aos que colaboraram para sua formação na magistratura e se emocionou ao falar de seus familiares. Irajá Pigatto Ribeiro ressaltou o orgulho por passar a integrar o TJPR no mais alto cargo da magistratura estadual. “É uma honra integrar como desembargador o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, cuja grandeza de atuação tem sido reiteradamente reconhecida pelo Conselho Nacional de Justiça ao premiar essencialmente a dedicação e o compromisso de magistrados e servidores com a causa da Justiça”, afirmou. 
 
A trajetória profissional e pessoal do empossado foi exaltada pelo presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, e pelo presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Jederson Suzin. 
 
“O desembargador Irajá é, sem dúvida, um magistrado dedicado à judicatura e ao aperfeiçoamento da nossa Corte de Justiça. É considerado por todos os seus assessores uma pessoa atenciosa, minucioso com os detalhes dos processos judiciais, estudioso, dedicado e perseverante. Cultiva o aprendizado e a capacitação em conjunto com a sua equipe a fim de proferir decisões técnicas e sempre baseadas na melhor justiça. A elevação do douto colega ao cargo de desembargador é motivo de muita alegria para este Tribunal”, declarou o chefe do Poder Judiciário Estadual. 
  
“É um orgulho para a magistratura paranaense tê-lo como desembargador. Por suas qualidades e essências, jamais parará sua trajetória de conquistas porque sempre teve como seu sentido de existência o servir diário”, reforçou o presidente da Amapar. 
 
Compuseram a mesa principal de autoridades na cerimônia de posse, juntamente com o presidente do TJPR, o ministro do Superior Tribunal Militar, Péricles Aurélio Lima de Queiroz; o presidente eleito do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, desembargador Célio Horst Waldraff;  o procurador adjunto da subprocuradoria-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Humberto Eduardo Pucinelli, que representou o Ministério Público do Paraná (MPPR); a procuradora-geral de Curitiba, Vanessa Volpi, representando a Prefeitura de Curitiba; a primeira subdefensora pública geral do Paraná, doutora Olenka Lins e Silva, representando a Defensoria Pública do Estado do Paraná; e o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), doutor Jederson Suzin. 
 
Currículo 
 
Nascido em São Mateus do Sul, o novo desembargador graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Foi aprovado no concurso para juiz substituto do TJPR em 1997, atuando inicialmente na 37ª Seção Judiciária, com sede em Campo Largo. Como juiz de direito, exerceu a magistratura nas comarcas de Coronel Vivida, Pato Branco, Cascavel e Curitiba. Entre 2004 e 2013, atuou como juiz de direito substituto em 2° Grau. Na cúpula administrativa do Tribunal, atuou como juiz auxiliar da Presidência, nos biênios 2015/2016 e 2021/2022, e como juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, nos biênios 2007/2008, 2009/2010 e no ano de 2023.   

Ele também participou da Comissão Permanente de Revisão de Custas e Emolumentos, da Comissão de Concurso da Magistratura, do Comitê Estadual de Precatórios, da Supervisão da Central de Precatórios do TJPR, do grupo de estudos que regulamentou o Regime Disciplinar de Servidores, da Comissão Temporária para atuação no eixo de produtividade do Prêmio CNJ de Qualidade, da Comissão de equacionamento da situação dos agentes delegados em "limbo" funcional, da Gestão da Meta Nacional nº 4 do CNJ no TJPR, da Comissão Permanente de Equalização de Competências das Varas e Unificação das Unidades Judiciais de Primeiro Grau de Jurisdição, do Conselho Diretor do Fundo Penitenciário do Paraná, do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e da coordenação da 1ª Semana Nacional do Registro Civil ("Registre-se!") do Estado do Paraná.