Notícias

TJPR implanta Apac de Prudentópolis


TJPR implanta Apac de Prudentópolis

Qua, 27 jul 2016 15:57:07 +0000

A Comarca de Prudentópolis implantou nesta terça-feira (26/7) a mais nova Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) paranaense.

No Estado, a cidade de Barracão foi pioneira na instalação da Apac, onde a Juíza Branca Bernardi comanda as atividades da mesma desde novembro de 2012.

O Método Apac se diferencia do sistema carcerário atual na questão financeira e no que se trata à recuperação de detentos. Custando apenas um quarto do sistema atual, a Apac tem um índice superior a 90% de não reincidência.

Prudentópolis -

Autoridades locais, clubes e grupos de serviço presentes na cerimônia de implantação da Apac de Prudentópolis. Para o Juiz da Comarca, José Augusto Guterres, a inspiração para a criação da Apac veio da própria comunidade. “Passamos por um momento muito difícil, caótico, na segurança pública de Prudentópolis. Precisávamos de uma alternativa, um outro meio de fazer a execução da pena, que representasse resultados positivos para todos nós, especialmente garantindo a redução da reincidência”, disse ele.

Após entrar em contato com a Juíza Branca Bernardi, a ideia de implantação da Apac foi fortalecida e conquistou o apoio popular. “Hoje, só tenho a agradecer a todas as pessoas que prestigiaram o evento e garantiram o apoio a essa iniciativa do Judiciário, do Ministério Público e do povo desta cidade”, afirmou o Magistrado.

A Juíza Substituta Ana Beatriz Azevedo Lopes, destacou a grande importância do apoio popular, diante das próprias limitações que os agentes públicos atravessam para a realização do bem comum: "Estou muito feliz em presenciar a iniciativa do Juiz José Augusto e principalmente, de conferir nosso forte apoio popular em Prudentópolis, para implantar a nova APAC".

A Juíza Laryssa Angélica Copack Muniz, da cidade de Ponta Grossa, participou do evento e destacou o aspecto "restaurativo" do método Apac.

Os Promotores Bruno Henrique Príncipe França e Rafael de Sampaio Cavichioli comentaram a grande importância de a Apac surgir com o apoio da população de Prudentópolis, destacando que "todo poder emana do povo e a execução penal depende essencialmente da participação de toda a comunidade para alcançar os resultados esperados: os baixos custos e a alta ressocialização".

A Juíza de Direito Branca Bernardi, que atua como Coordenadora da implantação das Apacs no Paraná, elogiou o entusiasmo dos Juízes paranaenses. “É destacável o papel que nossos Magistrados estão assumindo, buscando alternativas na área de segurança pública que, efetivamente, tragam resultados positivos, como é o caso da Apac”, disse.

Ela agradeceu a população de Prudentópolis, “povo tão hospitaleiro e acolhedor”, bem como aos Juízes, aos Promotores e, em especial, ao Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos. “Ele apoia a implantação das Apacs, garantindo o importantíssimo apoio institucional do Poder Judiciário de nosso estado, para essa mudança positiva na execução da pena", disse a Juíza.

Em seu discurso, a Magistrada agradeceu ainda a parceria da Associação Comercial, do Rotary, da Pastoral Carcerária, de Advogados, líderes políticos e religiosos que “confirmaram, expressa e publicamente, o apoio à Apac de Prudentópolis”.