Notícias

TJPR inaugura mais dois Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania no interior do Paraná

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná instalou no último dia 13 dois Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) nas Comarcas de Ibaiti e Santo Antônio da Platina. Estiveram presentes nas solenidades o Presidente do TJPR, Desembargador Guilherme Luiz Gomes, o 2º Vice-Presidente do TJPR, Desembargador Fernando Wolff Bodziak, e demais autoridades das duas Comarcas.

No Fórum de Santo Antônio da Platina foi inaugurada a 3ª Vara do Juizado Especial Civil, Criminal e da Fazenda Pública e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania.

Segundo o Presidente do TJ "É uma nova forma de apuração do direito do cidadão, que muitas vezes não é cumprido devido à demora dos processos. Com a criação de varas especiais como a de Santo Antonio da Platina, o poder judiciário pretende organizar os procedimentos e prestar melhor atendimento" declarou.

Para o Desembargador Fernando Wolff Bodziak, é uma forma de revitalização do judiciário no Estado, "todos os jurisdicionados poderão resolver conflitos de maneira mais prática e rápida transformando o que seriam processos em decisões consensuais, com medidas tomadas com mais rapidez", afirmou.

Na Comarca de Ibaiti o Presidente do TJ, Desembargador Guilherme Luiz Gomes falou sobre a importância do CEJUSC, "o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Ibaiti é de importância fundamental para a redução dos processos da comarca. Em todo Brasil se enfrenta uma avalanche processual e precisamos deste tipo de ferramentas para agilizar os trabalhos", finalizou.

Além da instalação do CEJUSC na Comarca de Ibaiti será firmada uma parceria com a Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti (UNIESP), para que alunos do curso de Direito possam atuar no CEJUSC.

 

(Com: Aline Damásio/Especial para o npdiario/ Jornal Folha Extra)