Jacarezinho ganha Associação de Proteção e Assistência a Condenados (Apac)


JACAREZINHO GANHA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA A CONDENADOS (APAC)

Uma audiência pública foi realizada na cidade de Jacarezinho com o objetivo de criação da Associação de Proteção e Assistência a Condenados (Apac), na segunda-feira (25/1). A sessão aconteceu no auditório do Centro de Ciências Humanas e da Educação, da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.

O evento contou com a participação dos Juízes Branca Bernardi; Rogério Cangussu Dantas Cachichi; Joana Tonet Biazus; Juliana Pinheiro Ribeiro; Renato Garcia; dos Promotores de Justiça Maristéla Aparecida Canhoto Carula e Wilson Dornelas Rodrigues Filho; o Presidente da OAB da Subseção de Jacarezinho, Jaziel Godinho de Morais e demais autoridades.

A Apac -

O Método Apac se diferencia do sistema carcerário atual na questão financeira e no que se trata à recuperação de detentos. Custando apenas um quarto do sistema atual, a Apac tem um índice superior a 90% de não reincidência.

No Paraná, a cidade de Barracão foi pioneira na instalação da Apac, onde a Juíza Branca Bernardi comanda as atividades da mesma desde novembro de 2012. O método, que se dedica à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade, existe desde 1972 e iniciou em São José dos Campos/SP.

A aplicação do método é realizada por funcionários da Apac, bem como por voluntários, e as atividades diárias incluem desde fazer o café da manhã e limpar o chão até fazer cursos de empreendedorismo.