Museu da Justiça apresenta a Linha do Tempo do TJPR

O Museu da Justiça, em comemoração aos 40 anos de sua criação, apresenta a Linha do Tempo do Tribunal de Justiça do Paraná, resgatando a trajetória do judiciário paranaense em sua missão de construção da paz social.

A Linha consolida pesquisas recentes realizadas pela equipe do museu em relação ao Tribunal. Suas sedes, as diversas nomenclaturas ao longo do tempo, a evolução das comarcas, os pioneiros do judiciário paranaense, tudo ilustrado por iconografia e legendas explicativas.

Também retrata os principais fatos e personagens dessa trajetória de mais de 120 anos, com introdução sobre a administração da Justiça desde o início da colonização e, ao final, transcrição completa da ata da sessão de instalação do Tribunal em 1º de agosto de 1891.

Inaugurado em 10 de dezembro de 1974, o Museu da Justiça foi o primeiro do gênero no Brasil, dedicado à preservação da memória judiciária-forense do Paraná. A Exposição Permanente do Museu da Justiça apresenta 197 itens históricos, como mobiliário, documentação, objetos de uso pessoal de magistrados, objetos e equipamentos de uso institucional e um Tribunal do Júri.

 

Visite também o Museu Virtual da Justiça: www.tjpr.jus.br/museu