Presidente do TJPR participa de eventos do Judiciário de Goiás


Presidente do TJPR participa de eventos do Judiciário de Goiás

Ter, 27 set 2016 17:14:34 +0000

O Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, prestigiou a solenidade de inauguração do Fórum Cível de Goiânia, realizada no final da tarde de segunda-feira (26/9), integrando a mesa diretiva. Também na capital de Goiás, o Presidente do TJPR participou do Congresso Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Conarci 2016), que ocorreu no final de semana (24 e 25/9).

A mesa diretiva da solenidade, conduzida pelo Presidente do TJGO, Leobino Chaves, foi composta ainda pelo Vice-presidente do TJGO, Desembargador João Waldeck Félix de Souza; pelo Corregedor-geral da Justiça de Goiás, Desembargador Gilberto Marques Filho; pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Desembargador Kisleu Dias Maciel Filho; pelo Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM), Conselheiro Honor Cruvinel; pelo Defensor-público geral, Cleomar Rizzo Esselin Filho; Pelo presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás, Wilton Müller Salomão; e pelo Presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia, Edilberto Dias, representando o prefeito Paulo Garcia.

Conarci 2016 –

O Congresso Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Conarci 2016) reuniu Registradores Civis de todo o Brasil em Goiânia, entre os dias 23 e 25 de setembro. Neste período, ocorreram debates e apresentações sobre os principais temas atuais que envolvem o Registro Civil brasileiro.

Entre os assuntos abordados estão a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) - Lei 13.146/2016 - em vigor desde janeiro deste ano e que prevê diversas alterações nos serviços registrais - as repercussões do novo Código de Processo Civil (CPC) no segmento extrajudicial, principalmente nas questões relativas a conciliações e mediações e à Usucapião Extrajudicial e à Ata Notarial.

Temas nacionais também estiveram presentes, como o debate em torno da interligação nacional do Registro Civil por meio da CRC Nacional, o Sistema de Informações do Registro Civil (SIRC), os Fundos de Sustentabilidade Estaduais e as experiências exitosas nos diversos Estados brasileiros, como o CRVA no Rio Grande do Sul.