Presidente encerra mandato no TJPR

O Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador Guilherme Luiz Gomes, encerra sua gestão na próxima segunda-feira (2), depois de 15 meses à frente do Tribunal. Durante este período administrativo foram efetivadas várias iniciativas que tornaram o Poder Judiciário paranaense mais acessível à população e preparado para atender a demandas cada vez mais frequentes.

Na sua gestão foram inaugurados os Fóruns de Palmital, Cambará, Ibiporã, Cruzeiro do Oeste, Campina Grande do Sul, Ivaiporã, Coronel Vivida, Engenheiro Beltrão, Ibaiti, Santo Antônio do Sudoeste, Paraíso do Norte, Barracão, Toledo, Guarapuava e por último o Fórum de Xambrê.

Na mesma gestão foram empossados 113 Juízes Substitutos para as comarcas do interior, além de 12 novos desembargadores. E em 2014 foram nomeados 751 novos servidores, entre analistas e técnicos judiciários para o 1º e 2º graus.

Também marcou a direção do Desembargador Guilherme a instalação de sete Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) em: Campo Magro, Francisco Beltrão, Ponta Grossa, União da Vitória, Ibaiti, Santo Antônio da Platina e Guarapuava, além do CEJUSC no Fórum Descentralizado do Pinheirinho.

Merece destaque ainda o lançamento, durante essa gestão, da Campanha estadual "Criança Cidadã - Toda Criança tem Direito ao Registro Civil de Nascimento", que tem por objetivo erradicar o sub-registro, bem como a oficialização do Programa Criança e Adolescentes Protegidos, em parceria com o Poder Executivo Estadual. Além disso, o Presidente Guilherme deu amplo apoio às ações desenvolvidas em projetos sociais do TJPR, como os da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), que hoje é referência para outros estados brasileiros, do Projeto Justiça no Bairro, Justiça se Aprende na Escola, entre outros. Também deu início ao Projeto para modernização da gestão, que insere o TJPR na era digital.

O Fórum "Construindo o Judiciário que Queremos", foi outra iniciativa do Tribunal de Justiça realizada nesta gestão. A instituição abriu suas portas ao diálogo com segmentos representativos da sociedade paranaense, com o objetivo de realizar um diagnóstico e pesquisar propostas de projetos que serão utilizados para apoiar o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário Paranaense. 

Sua administração foi elogiada em Sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no final de 2014 pelo Corregedor Nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão. Na oportunidade, disse que em visita realizada ao então Presidente do TJPR, alguns dias antes, houve um compromisso de que 90% das determinações do CNJ seriam cumpridas até o dia 26 de novembro daquele ano, o que de fato ocorreu: "Com isso nós estamos já percebendo uma nova postura de administração do Tribunal de Justiça do Paraná", elogiou Falcão. 

Na gestão do Desembargador Guilherme, o TJPR cumpriu 111,92% da Meta 1 do CNJ de 2013 e atingiu o melhor desempenho entre os tribunais de grande porte do país. A meta 1 do Conselho Nacional de Justiça de 2013 determinava que, no referido ano, fossem julgados mais processos do que a quantidade de novas ações distribuídas junto às respectivas justiças de cada Estado da Federação.