TJPR empossa quatro Juízas substitutas

Em uma cerimônia singela realizada na sala de atos da Presidência, o Presidente do TJPR, Desembargador Guilherme Luiz Gomes empossou quatro Juízas substitutas. Julia Matos Frossard, que irá atuar na 45.ª Seção Judiciária da Comarca de Santo Antônio da Platina, Erika Fiori Bonatto (69.ª Seção Judiciária da Comarca de Corbélia), Juliana Pinheiro Ribeiro (56.ª Seção Judiciária da Comarca de Realeza) e Lívia Simonn Scantamburlo (65.ª Seção Judiciária da Comarca de Chopinzinho).

Em nome das colegas, a nova Juíza empossada Julia Matos Frossard discursou: "É com imensa satisfação, orgulho e alegria que ingressamos na carreira da Magistratura, em especial por passar a integrar o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, instituição tão séria e respeitada, de grande credibilidade perante a sociedade".  E falou sobre a nova carreira: "Justiça, um valor tão almejado e de tão difícil definição, mas que, no nosso dia-a-dia, deve ser buscado a partir da análise acurada de cada caso concreto, encontrando o equilíbrio entre o saber técnico e a percepção da realidade daquele local. Devemos ter consciência de que, em cada processo, teremos que tomar decisões que interferem na vida das pessoas, e, por vezes, seremos o último recurso dos cidadãos para efetivação de seus direitos fundamentais".

O Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Frederico Mendes Junior deu boas vindas as novas magistradas em nome da Associação, ressaltando a dificuldade que é passar em um concurso como este: "Todos vocês tem uma força interior enorme que fez com que perseguissem e realizassem este sonho".

Representando o Ministério Público, o Procurador Olímpio de Sá Sotto Maior enfatizou: "Vocês representam valores de destaque para o Poder Judiciário e para a sociedade. Mas é importante, mais do que aprender com a carreira, lembrar que a realidade social e a justiça devem estar presentes".

O Conselheiro Federal da OAB Secção-Paraná, Flavio Pansieri ressaltou a importância da carreira. "A magistratura tem sim no estado constitucional brasileiro um sentido simbólico de garantir a retidão das ações humanas, pois será na magistratura que buscara em último arrasto a solução de todos os conflitos que no Estado Democrático não conseguimos resolver por conta própria".

O Desembargador José Mauricio Pinto de Almeida pediu a palavra para saudar as novas magistradas e finalizou: "Além dos estudos e da metodologia de trabalho é preciso sensibilidade em resolver problemas do cotidiano".

Por sua vez, o Presidente do TJPR, Desembargador Guilherme Luiz Gomes, encerrou a cerimônia parabenizando as magistradas pelo esforço e dedicação para serem integrantes da magistratura paranaense e ressaltou: "É preciso humildade, principalmente com a população que precisa do Judiciário".

Também estiveram presentes na solenidade o 1º Vice-Presidente e eleito Presidente do TJPR para o Biênio 2015/2016, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; os Desembargadores Antonio Loyola Vieira; Luiz Taro Oyama; Maria Mercis Gomes Aniceto; Fernando Antonio Prazeres, os Juízes auxiliares da presidência Fábio Muniz e Rodrigo Otavio Gomes do Amaral, demais magistrados, a Secretária do TJPR, Gianna Bove, servidores, familiares e convidados das empossadas.

 

Veja mais fotos no nosso flickr