Notícias

Adolescentes que cumprem medida socioeducativa recebem cadastramento biométrico


Adolescentes que cumprem medida socioeducativa recebem cadastramento biométrico

Qua, 27 jul 2016 15:54:42 +0000

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Centro de Socioeducação (Cense) São José dos Pinhais receberam nesta quinta-feira (21/7) o cadastramento biométrico realizado pelo Projeto Criança e Adolescente Protegidos. A ação, que visa garantir a carteira de identidade por meio da impressão digital biométrica, atendeu 28 adolescentes da unidade e já registrou cerca de mil identificações no Estado de alunos das redes estadual e municipal de ensino.

Este é o primeiro Centro de Socioeducação do Estado que recebe a identificação biométrica. “Neste mês de julho, em razão das férias escolares, as atividades ficam concentradas nos Centros de Socioeducação. As próximas ações acontecem nos Censes Joana Richa - unidade feminina, São Francisco e Fazenda Rio Grande”, destacou a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, Regina Bley.

O Diretor do Departamento de Atendimento Socioeducativo, Pedro Giamberardino, explica que a intenção da Secretaria da Justiça é também levar o projeto para todas as unidades socioeducativas do Estado. “Temos como objetivo fazer com que todos recebam essa certificação integralmente biométrica, de forma que possamos garantir a segurança e a identificação do adolescente que cumpre medida socioeducativa”.

A Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Lidia Maejima, destacou que o projeto é pioneiro no Brasil e visa ajudar a criança e os adolescentes em situação de vulnerabilidade, priorizando o futuro deles. “Esse projeto visa a identificação total das crianças e dos adolescentes como um instrumento de cidadania e do direito a sua identidade. O projeto também garante proteção integral para caso de desaparecimentos, tendo em vista a identificação de crianças recém-nascidas nos hospitais.”

O projeto conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Paraná, secretarias de Estado e do Instituto de Identificação do Paraná, que esteve participou de mais esta ação com sua unidade móvel.

Estavam presentes no evento, o diretor da Unidade de São José dos Pinhais, Vandir Soares, os policiais civis, Manoel Soares da Costa e Carlos Eduardo Silveira e demais servidores da Secretaria da Justiça.