Notícias

Comitê de Gestão Estratégica valida inovações no Poder Judiciário

O Comitê de Gestão Estratégica do Poder Judiciário, instituído pela Resolução 95/2013 - do Órgão Especial do Tribunal de Justiça, realizou na terça-feira (16/09), mais uma de suas reuniões regimentais trimestrais, com o objetivo de deliberar sobre questões relativas à estratégia institucional e ao acompanhamento de metas e projetos estratégicos.

A reunião do Comitê – composto pela cúpula diretiva do TJPR,  diretores de áreas estratégicas e representantes de magistrados e servidores – foi presidida pelo Desembargador Guilherme Luiz Gomes, presidente do Tribunal de Justiça. Na pauta, duas questões importantes foram levadas ao conhecimento dos membros pelo supervisor do Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica – NEGE, Murilo Lima Pimentel Machado, que tratam de elementos da gestão da Estratégia do PJPR, coordenada pelo Desembargador Luiz Taro Oyama.

A primeira foi a apresentação do Sistema Justiça em Números integrado à ferramenta Gladius - desenvolvida integralmente pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação – DTIC. O chefe da Divisão de Gestão Estratégica, Estatístico Samuel de Lima Junior, apresentou as funcionalidades e potencialidades da ferramenta, mostrando que, a partir de agora, todas as informações do Sistema Justiça em Números do CNJ estarão disponíveis não somente para a tomada de decisões da Cúpula Diretiva como, em breve, serão disponibilizadas na plataforma Gladius para consulta de todos os servidores e magistrados. As autoridades presentes à reunião foram unânimes em apoiar a iniciativa que trará agilidade no monitoramento e controle de dados e indicadores e transparência nas informações para o conjunto dos servidores e magistrados.

A segunda foi a apresentação do cronograma do Projeto de Planejamento Estratégico do TJPR 2015-2020, iniciado por decisão do Comitê no último mês de março, em sintonia com a revisão da estratégia nacional prevista pelo Conselho Nacional de Justiça para este ano.  O Assessor Jurídico José Otávio Padilha, da Divisão de Projetos Estratégicos mostrou as etapas previstas no cronograma da elaboração do Planejamento. Dentre elas está prevista uma atividade inovadora: a realização de um evento público com a aplicação da metodologia de Investigação Apreciativa, para o qual estarão sendo convidadas mais de 300 pessoas, das várias áreas do sistema de Justiça, dos governos estadual e municipal, secretarias de governo, magistrados, servidores e representantes de associações, sindicatos e de várias entidades da sociedade civil organizada.

 Estão previstas reuniões de trabalho com uma Equipe de Líderes de todos os setores do Judiciário, entrevistas com a Cúpula Diretiva e outros Desembargadores – inclusive os candidatos às eleições desse ano -, e enquetes on-line com os públicos interno e externo na página do TJPR na internet.  Após realizado todo o diagnóstico, equipes técnicas elaborarão o Mapa Estratégico do PJPR e definirão objetivos, metas, indicadores e alinhamento de projetos ao orçamento. O projeto do Planejamento Estratégico está previsto para ser concluído no final de março do próximo ano e contará com a participação de representantes da atual e da próxima gestão, como forma de dar seguimento e consequência ao Plano.

Estiveram presentes à reunião o Desembargador Guilherme Luiz Gomes, Presidente do Tribunal, o Desembargador Lauro Augusto Fabrício de Melo, Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, 1º Vice-Presidente, o Des.  Fernando Wolff Bodziak, 2º Vice-Presidente, os Desembargadores Luiz Taro Oyama, Luiz Carlos Gabardo, os Juízes Rogério Etzel e Francisco Carlos Jorge, a Secretária do TJ, Gianna Bove Pereira, e os demais membros do Comitê de Gestão Estratégica, Maria Alice Panizzi (AssPlan), Rosilda Olivo (Eseje) , Maria Inês Levis Costa (DTIC), Maria Vitória Guedes Viotti, representando o Corregedor da Justiça e Marcos Pacheco, representando o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário - Sindijus-PR.